PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cuidado! As escadas podem causar acidentes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cuidado! As escadas podem causar acidentes

Cuidado! As escadas podem causar acidentes

23/05/2012
  888   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Não deixar objetos nos degraus e cuidar da manutenção da escada são algumas das sugestões para a prevenção de quedas e ferimentos

O número de crianças gravemente feridas, com lesões relacionadas aos acidentes nas escadas, está diminuindo. No entanto, continua sendo comum, nos EUA, os danos causados em pequenos que caem da escada. No Brasil, não conheço estatísticas e não consegui levantar a quantidade desse tipo de acidente, no Pronto Atendimento do Hospital Infantil Sabará.

O estudo: “Stair-Related Injuries to Young Children Treated in U.S. Emergency Departments, 1999-2008”, publicado em abril de 2012, na Pediatrics (online em 12 de março), é a primeira revisão nacionalmente representativa feita nos Estados Unidos que mostra as lesões relacionadas aos acidentes em escada com a crianças.

Dados do Sistema de Vigilância Eletrônica Nacional de Lesões, revelam que 931.886 crianças menores de 5 anos, foram tratadas no departamento de emergência de lesão relacionada à escada, de 1999 a 2008.

Cerca de ¼ dos acidentes entre crianças com menos de 1 ano de idade, ocorreu quando elas estavam sendo carregadas no colo, por um dos pais ou responsável, que subia ou descia a escada. Esses pequenos tiveram três vezes mais probabilidade de serem hospitalizados, em consequências dos ferimentos.

Algumas das sugestões para ter escadas mais seguras, incluem a instalação de portas na parte de cima e de baixo delas, não deixar objetos espalhados pelos degraus e mantê-las em bom estado de manutenção.

Os autores do estudo concluem que os esforços de prevenção aumentaram, inclusive na ideia de escada melhorada. Mas, ainda são necessários implementação de medidas educativas para que as lesões ocasionadas nas escadas diminuam.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: “Stair-Related Injuries to Young Children Treated in U.S. Emergency Departments, 1999-2008”, Pediatrics in the April 2012

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade