PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hipertensão pulmonar em crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hipertensão pulmonar em crianças

Hipertensão pulmonar em crianças

07/01/2016
  1378   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

respiracao-pulmonar

Até recentemente o diagnóstico de hipertensão pulmonar primária era quase uma sentença de óbito da criança, com uma média de sobrevida menor do que um ano de idade. Nas últimas décadas houve um progresso considerável na compreensão e tratamento da hipertensão arterial pulmonar.

A hipertensão pulmonar é uma grave e crônica doença pulmonar na qual as artérias que levam o sangue do coração para os pulmões tornam-se estreitas. A condição é rara em crianças, mas um artigo publicado na revista Pediatrics encontra dados de hipertensão pulmonar pediátrica que mostra que os cuidados de saúde já são substanciais e crescentes.

O estudo, “Tendências da internação para Hipertensão Pulmonar Pediátrica”, examinou registros de alta hospitalar de crianças com diagnóstico de hipertensão pulmonar, entre 1997 e 2012 nos EUA.

As internações por essa condição aumentaram durante o período de estudo, especialmente entre 2006 e 2012, e o tempo de internação e custo total por internação também aumentou. As taxas de mortalidade declinaram.

Os autores do estudo concluem que a pesquisa documenta a crescente carga de cuidados de saúde para a hipertensão pulmonar em crianças, que tem implicações práticas e políticas em nível institucional, estadual e nacional.

As linhas gerais para o tratamento da hipertensão pulmonar ressaltam sempre a importância do diagnóstico preciso e a transferência precoce da criança para um centro de referência. A UTI do Hospital Infantil Sabará possui todos os recursos para o sucesso de tratamento desta patologia em crianças.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Peditarics – jul. 2015 Article

Article: “Trends in Hospitalization for Pediatric Pulmonary Hypertension”

Revista da Associação Médica Brasileira

Rev. Assoc. Med. Bras. vol.49 no.4 São Paulo  2003 EMERGÊNCIA E MEDICINA INTENSIVA “Hipertensão arterial pulmonar em crianças” Werther Brunow de Carvalho

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias.

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade