PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hora da merenda!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hora da merenda!

Hora da merenda!

18/02/2013
  459   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Elaborar lanches mais saudáveis para as crianças contribui para prevenir a obesidade

Lanche Infantil mais Saudável

Merendas com alimentos pouco saudáveis é um fator importante que contribui para o aumento da obesidade infantil. Mas os pais podem satisfazer os desejos de seus filhos com lanches saudáveis?

Num estudo publicado em janeiro pela Pediatrics, 201 crianças da terceira a sexta série foram submetidas aleatoriamente a uma das quatro refeições descritas abaixo:

• Batatas fritas;
• Queijo;
•Vegetais;
• Ou uma combinação de queijo e vegetais.

Crianças as quais foram dadas apenas queijo ou legumes serviram de grupo controle para comparar o efeito das condições de lanche na ingestão de calorias.

As crianças foram convidadas a fazer um lanche livremente até se sentirem satisfeitas enquanto assistiam a um desenho animado de 45 minutos. Aquelas que comeram o lanche combinado ingeriram 72% menos calorias em comparação às crianças que comeram batatas fritas, sendo que esse grupo precisava de um número significativamente menor de alimento para se sentirem satisfeitas.

Crianças as quais foram oferecidas apenas queijo consumiram menos calorias que aquelas que foram servidas batatas fritas, sugerindo que a substituição desse alimento por queijo poderia ser um passo suficiente para diminuir a ingestão calórica.

Se as crianças se alimentarem por meio de uma dieta saudável, rica em nutrientes (queijo e legumes), ao invés de lanches muito calóricos, como batatas fritas ou frituras, poderão consumir menos calorias quando petiscar e prevenirão a obesidade.

Por Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Association of Nutrient-Dense Snack Combinations With Calories and Vegetable Intake,” | Janeiro – 2013

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade