PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Início do Programa “Child Life” no Sabará
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Início do Programa “Child Life” no Sabará

Início do Programa “Child Life” no Sabará

12/03/2018
  3652   
  2
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O Sabará Hospital Infantil (HIS) mais uma vez inova no atendimento das crianças e famílias atendidas em seu serviço. Em março iniciamos a segunda parte do “Programa Child Life no Sabará”. Mas o que é “Child Life Specialist”? É uma profissão que não existe no Brasil, mas que nos EUA é um dos profissionais da saúde da equipe multidisciplinar, com nível universitário.

Bebês, crianças e adolescentes enfrentam uma grande variedade de eventos estressantes e potencialmente traumáticos que podem afetar sua capacidade de lidar com isso. Essas experiências relacionadas aos cuidados de saúde podem levar a sentimentos de medo, confusão, perda de controle e isolamento que podem inibir seu desenvolvimento e ter efeitos negativos na saúde física e emocional e no bem-estar.

Nos ambientes da saúde, os Child Life Specialists ajudam as crianças doentes e suas famílias a lidar com o estresse e a incerteza de doenças agudas e crônicas, lesões, traumas, deficiências, perda e luto.

Eles fornecem intervenções baseadas em evidências, desenvolvimento e psicologicamente apropriadas, incluindo o brincar terapêutico, preparação para procedimentos e educação para reduzir o medo, a ansiedade e a dor.

Programas deste tipo iniciaram na década de 1920 nos EUA, e com o passar do tempo foi se aperfeiçoando. O Conselho Profissional americano foi criado em 1982 como sequência da Associação para o Cuidado da Criança em Hospitais (ACCH, 1967).

Desde 2013 estudamos este assunto, após entrar em contato com livros básicos. Em 2014 a Dra. Sandra Mutarelli, presidente do Instituto Pensi, foi fazer um estágio inicial no Florida Hospital e participou no congresso do Child Life Council (CLC) e na mesma oportunidade do International Summit 2014 de Phsyco-social Care com o Hospital Sabará sendo o representante convidado do Brasil. Estive presente nestes dois eventos e foi quando percebi que a grande diferença do que estes profissionais faziam e o que fazíamos no Brasil era sua base teórica que justificavam cientificamente suas ações e procedimentos. Decidimos apostar nessa ideia.

Em 2015 a Sandra iniciou uma pós-graduação na Universidade da Califórnia – Santa Bárbara, onde fez sete módulos em várias áreas e neste ano deve fazer a prova para se tornar associada para o Child Life Council. Neste período de formação ela realizou 600 horas de estágio sob supervisão da equipe de CLS do Florida Hospital. Foram três visitas à Orlando e duas visitas deles ao Sabará, além do acompanhamento a distância do trabalho feito dentro do Sabará nas mais diversas áreas.

Em 2016 trouxemos a responsável do Florida Hospital para fazer uma palestra sobre o assunto em nosso Congresso de Saúde Infantil, com grande sucesso e repercussão.

Como essa experiência do projeto piloto foi considerada um sucesso entre os profissionais médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de radiologia e do laboratório (equipe multidisciplinar), começamos a  pensar num programa piloto para a introdução do Child Life no HIS.

Como parte deste programa piloto pensou-se em fazer uma formação para profissionais da saúde que poderiam ser preparados como Child Life Specialist. Daí surgiu a ideia de uma pós-graduação onde formaremos profissionais da saúde como fonoaudiologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiras entre outros para que possam atuar no Sabará ou em outros hospitais na função de Child Life Specialist. No nosso programa piloto estamos fazendo treinamento de uma profissional da saúde para ajudar a Sandra neste trabalho.

Nossa pós-graduação latu sensu em “Psicologia e Saúde da Criança” terá 400 horas de curso e incluirá estágios no Sabará Hospital Infantil deverá ser divulgada até abril de 2018 e conta com as seguintes dimensões:

Programa primeiro ano

1- Desenvolvimento infantil;

2- As bases biológicas;

3- O modo de se expressar da criança: o brincar;

4- Família.

Programa segundo ano

1- A criança no ambiente hospitalar;

2- Assistência biopsicossocial à criança;

3- Elaboração de experiências Disruptivas

 

Como presidente desta instituição sinto-me orgulhoso do trabalho feito por essas pessoas que procuram sempre atender cada vez melhor e de forma mais profissional e humanizada nossas crianças e suas famílias. Parabéns à Dra. Sandra Mutarelli, ao Instituto Pensi e ao Hospital Sabará por mais esta iniciativa inovadora.

Saiba mais:

https://www.childlife.org/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/aperfeicoando-cada-vez-mais/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/cuidando-de-criancas-hospitais/]

http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/rede-de-humanizacao/inspiracao/

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Marina Molina Caçao Murakami disse:

    Bom dia, é com imenso prazer que venho aqui para compartilhar meu desejo em fazer parte da equipe de profissionais do Instituto Pensi. Meu nome é Marina Molina Murakami, sou psicóloga, pedagoga. Muito grata pela atenção!

    • Comunicação PENSI disse:

      Prezada Marina Murakami,

      Agradecemos o seu interesse em fazer parte da nossa Instituição!

      Todas as vagas disponíveis no Instituto PENSI e no Sabará Hospital Infantil podem ser conferidas no portal da Kenoby (GUPY): https://jobs.kenoby.com/hospitalinfantilsabara

      Basta efetuar o cadastro na plataforma, guardar o seu login e senha e se candidatar à vaga de interesse.

      Atenciosamente,

      Instituto PENSI

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.