PESQUISAR
As ações incluem iluminação de monumentos por todo o Brasil, cartazes no metrô de São Paulo e Palestras temáticas.
O Núcleo Autismo e Realidade, do Instituto Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (PENSI), realiza durante todo o mês de abril uma série de ações em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado dia 2 de abril. A data marca um movimento de sensibilização da população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, dois milhões apenas no Brasil.
A primeira ação foi o envio de 35 ofícios com a solicitação de iluminação especial azul em monumentos e prédios de todas as regiões do Brasil, locais como Palácio Branco (Rio Branco/AC), Teatro Amazonas (Manaus/AM), Estátua de Iracema (Fortaleza/CE), Jardim Botânico (Curitiba/PR), Ponte Estaiada (São Paulo/SP), Tribunal de Justiça (Recife/PE), Cristo Redentor (Rio de Janeiro/RJ), Catedral Metropolitana (Brasília/DF), Praça da Igreja Matriz (Itajaí/SC), Praça Rui Barbosa (Montenegro/RS), entre outros.
Na capital paulistana a ação que chamou atenção foi a parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que afixou 200 cartazes da Campanha #VocêSabia em diversas estações de metrô, por todas as zonas da cidade. Os cartazes informativos produzidos pelo Núcleo Autismo e Realidade, levam mensagens de sensibilização e informações relevantes sobre TEA. E ainda a inclusão de frases sobre o autismo em todos os relógios eletrônicos nas principais avenidas da cidade.
Outra articulação do núcleo temático foi a colaboração técnica com o canal Nat Geo Kids, que lança no próximo dia 23 de abril o desenho animado Pablo, a primeira série infantil que incentiva a inclusão de crianças com autismo. Todos os dubladores da versão nacional da atração são crianças e jovens com TEA, e foram indicados pelo Instituto PENSI.
Para a Diretora Executiva do Instituto PENSI, Fátima Rodrigues Fernandes, as ações apoiam uma causa nobre e desmistifica o TEA. “Pela representatividade do Núcleo Autismo e Realidade, é nosso papel apoiar as ações e disseminar informações sobre esta causa tão nobre para toda a sociedade. É preciso desmistificar a visão que muitos têm do autismo e celebrar as diferenças”, finaliza.