PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
O Sabará no Brasil e o Mundo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O Sabará no Brasil e o Mundo

O Sabará no Brasil e o Mundo

10/10/2019
  136   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Num Mundo globalizado como o que vivemos na atualidade não podemos nos fechar em nós mesmos, por isso nós do Hospital Sabará procuramos nos conectar com o Brasil e com o Mundo para poder trazer para nossos pacientes o que tem de melhor em matéria de saúde infantil.

Como se sabe, o Sabará é parte de uma corporação filantrópica encabeçada pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, e fazem parte dela o Instituto Pensi e o Autismo & Realidade além do Hospital Infantil Sabará. Todo este complexo de intuições sem fins lucrativos, tem como propósito “uma infância saudável para uma sociedade melhor”, com isso trabalhamos arduamente na assistência à saúde, na geração e difusão de conhecimento, no ensino de saúde, e em projetos sociais, na pesquisa, sempre ligados à saúde da criança e do adolescente.

Fazemos isso tudo através de parcerias que podem envolver o governo, empresas, outras organizações sociais, universidades e organizações de pesquisas, sociedades médicas e organizações sociais, ou seja, todos os stakeholders de uma sociedade e nossa Fundação faz o papel de mediação e gerenciamento.

Voltando ao início do artigo, falo da importância de trabalharmos em parceria e em redes, o Hospital Sabará é um dos poucos hospitais pediátricos do Brasil, e nossa Fundação é também das poucas que trabalha a saúde infantil de forma geral, e não um aspecto de alguma doença que atinge a infância como o câncer, uma deficiência, ou especificidade qualquer, por isso fomos em busca de todos com quem pudéssemos conversar. Como diz o ditado: ninguém é uma ilha.

Como hospital pediátrico fazemos parte da Children’s Hospital Association (https://www.childrenshospitals.org/), uma organização americana da qual fazem parte os melhores hospitais pediátricos dos Estados Unidos e Canadá, e o Sabará é um dos seis membros internacionais aceitos como membro. Podemos interagir com nossos colegas fazendo parte de grupos de discussões e de troca de experiências sempre no intuito de trazer as melhores práticas para nossos pacientes. Aqui no Brasil temos um acordo de intenções com o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, e tínhamos um time de hospitais pediátricos da cidade de São Paulo que trocava dados e experiência (Menino Jesus, Candido Fontoura; ICr USP, ISCMSP, Darcy Vargas). Agora faremos parte de uma pesquisa da OPAS liderado pelo Hospital da Criança José Alencar de Brasília sobre eficiência dos hospitais. O Sabará também possui um programa de telemedicina para doenças cardíacas com o Children’s National Hospital de Washington.

Como instituto de pesquisa, o Pensi mantém vários MoU com universidades como a de Múrcia na Espanha, a Case Western University em Cincinati nos Estados Unidos e entendimentos com a de Pádua na Itália e Zaragoza. No Brasil, temos uma parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP, onde há um grupo de estudo em saúde infantil, para “Mapeamento dos agravos à saúde infantil que envolvem problemas nutricionais, respiratórios e do neurodesenvolvimento típico, considerando fatores de risco no âmbito biológico, ambiental e socioeconômico”, além de parcerias com a Unifesp, Faculdade da Santa Casa de São Paulo, Universidade Mackenzie etc. Fazemos parte da rede Núcleo da Ciência Pela Primeira Infância (NCPI) que envolve Harvard, David Rockfeller Center for Latinamerica Studies, Insper e Usp.

A Fundação também faz parcerias em seus projetos sociais e faz parte de redes como a Rede Nacional Pela Primeira Infância (RNPI), Pacto Pela Primeira Infância, e em redes de filantropia nacionais como a Associação Paulista de Fundações (APF) e o GIFE e também de redes internacionais como o Synergos (https://www.synergos.org/brazil), e o Wings (https://www.wingsweb.org/default.aspx), Global Philantropy Forum onde buscamos contato e oportunidade de intercâmbio e até de financiamento para nossos projetos.

Acreditamos neste mundo cada vez mais globalizado e mais cheio de oportunidades para que possamos fazer ligações e conexões para incrementar nossas relações e trazer melhores soluções para nossos pacientes. E também mostrar para os outros e para o Mundo o que nós estamos fazendo no Hospital Infantil Sabará, no Instituto Pensi e no Brasil.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade