PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Os cuidados com a ingestão de sal
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Os cuidados com a ingestão de sal

Os cuidados com a ingestão de sal

08/01/2013
  1879   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em excesso, a substância influencia nos níveis de pressão arterial das crianças e dos adultos

Todos nós deveríamos saber que a quantidade de sal nos alimentos, principalmente os industrializados, é uma das principais causas de hipertensão entre as pessoas, incluindo crianças. O governo brasileiro está preocupado com isso e, em dezembro de 2011, assinou um acordo com as indústrias para reduzir o sódio dos alimentos em 40% nos próximos anos.

No artigo sobre o assunto publicado na revista Pediatrics (outubro de 2012), constata-se que a ingestão de sódio entre crianças americanas e adolescentes é tão alto quanto a dos adultos.

No estudo, Consumo de sódio e pressão arterial entre crianças e adolescentes dos EUA, foi examinado que a ingestão de sódio e o peso de 6.235 mil crianças e adolescentes americanos impactam sobre a pressão arterial. Os autores descobriram que os meninos tendem a consumir mais sódio que as meninas.

Concluiu-se também que as crianças norte-americanas com maior ingestão de sódio apresentaram um maior risco de terem pressão alta. Essa associação é ainda mais forte para aquelas que estão com sobrepeso ou que são obesas. Cerca de 37% delas, inclusas no estudo, apresentavam esse quadro e 15% tinham pressão arterial elevada ou alta.

Os pesquisadores sugerem que as intervenções para reduzir a ingestão de sódio sejam feitas, assim como o aumento da atividade física que pode ajudar a diminuir a prevalência de pressão arterial elevada e alta entre crianças e adolescentes.

Portanto, observe nos rótulos a quantidade de sódio que há no produto, inclusive nos doces e refrigerantes (a quantidade de sódio nas bebidas em versão light são maiores em relação aos normais) e escolha os que causam menos prejuízo à sua saúde e a de seus filhos.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Sodium Intake and Blood Pressure Among US Children and Adolescents | Pediatrics

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.