PESQUISAR
Os ditos populares têm toda a razão ao dizerem que este impasse pode colocar a saúde das crianças em risco
Diz a sabedoria popular que engasgar é um perigo. Como é uma coisa comum entre crianças, esse é um detalhe de preocupação entre mães e pais. Mas será que é realmente um impasse perigoso para os pequenos? Veja este artigo baseado em um estudo americano.
Asfixia é uma das principais causas de lesões entre as crianças e, às vezes, pode ser fatal, especialmente entre aquelas de até 4 anos de idade. A quantidade das que sufocam com alimentos é particularmente elevada, especialmente porque o tamanho, a forma e a consistência de certos alimentos as tornam mais propensas ao perigo de asfixiar.
No estudo, os pesquisadores investigaram a asfixia relacionada com alimentos e que foram para a emergência entre 2001-2009, usando dados do Programa Vigilância Eletrônica Nacional Americano. Os autores avaliaram 12.400 mil crianças, de 0 a 14 anos de idade, tratadas nas emergências relacionadas com alimentos e asfixia, o que equivale a 34 pequenos por dia.
Balas duras causaram episódios de asfixia em 15%, seguido por outros doces (13%), por salsicha (12%) e ossos (12%). Entre alimentos de alto risco, incluem-se os cachorros-quentes e as sementes como nozes, mais propensos a necessitar de internações. Os meninos responderam por pouco mais da metade (55%) de todos os casos, e as crianças de 0 a 4 anos de idade experimentaram a maior taxa de asfixia relacionada a alimentos.
Em linha com as recomendações dadas pela Academia Americana de Pediatria, os autores do estudo propõem a implementação de um melhor acompanhamento dos incidentes por asfixia relacionados a alimentos por meio da rotulação com advertências, caso eles apresentem alto risco de acarretar esse impasse. Como também o desenvolvimento de campanhas de sensibilização para educar pais e o público em geral sobre o perigo da asfixia relacionada a alimentos entre as crianças.
Como se vê, mais uma vez a sabedoria popular está com a razão e, em caso de engasgo com alimentos, principalmente em crianças menores de 4 anos, pais e cuidadores precisam estar sempre atentos.
Por Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Nonfatal Choking on Food Among Children 14 Years or Younger in the United States