PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Qual é a idade certa para dar leites com pouca gordura?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Qual é a idade certa para dar leites com pouca gordura?

Qual é a idade certa para dar leites com pouca gordura?

20/01/2015
  2675   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Captura de Tela 2015-01-18 às 21.30.22

Numa sociedade cada vez mais preocupada com sobrepeso e obesidade desde a infância, esta pergunta é cada vez mais feita aos pediatras. Vejamos as recomendações da Academia Americana de Pediatria.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda o leite materno durante o primeiro ano de vida. Se o leite materno não estiver disponível, o bebê deve ser alimentado uma fórmula infantil fortificada com ferro. Bebês são transferidos para o leite integral com um ano de idade. A AAP recomenda que as crianças permanecem em leite integral até os dois anos a menos que haja uma razão para mudar para um leite com baixo teor de gordura mais cedo. O seu médico poderá fazer essa recomendação por razões clínicas ou porque existe uma história familiar de obesidade, doenças do coração, ou um problema de colesterol.

A razão para esta recomendação de leite integral até dois anos de idade tem a ver com um crescimento e desenvolvimento do bebê. Os bebês triplicam seu peso ao nascimento no primeiro ano e chegam a quadruplicar seu peso ao nascimento até os dois anos. Durante este período, o cérebro do bebê e do sistema nervoso estão fazendo ganhos surpreendentes em tamanho e complexidade por meios de sinapses. Porque o cérebro e o sistema nervoso são em grande parte composta de tecido adiposo, é fundamentado que o bebê tenha uma dieta rica em gordura durante este período de tempo.

O leite integral contém aproximadamente 4% de gordura. Você pode ajudar a mudar gradualmente o leite integral para um leite de baixo teor de gordura. Por isso, muitos médicos recomendam que as crianças recebem a gordura reduzida ou semidesnatado (2%) do leite por algumas semanas antes de mudá-los para baixo teor de gordura (1%) ou sem gordura (desnatado) de leite. De qualquer forma, sempre siga a orientação do seu pediatra.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: American Academy of Pediatrics

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para a atenção médica e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.