PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Rotina familiar pode prevenir obesidade
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Rotina familiar pode prevenir obesidade

Rotina familiar pode prevenir obesidade

11/11/2015
  474   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Family Preparing meal,mealtime Together

A Academia Americana de Pediatria (AAP), atualizou recentemente, as diretrizes de prevenção da obesidade infantil. O objetivo das orientações é incentivar os profissionais de saúde a auxiliarem os pais a transmitirem bons hábitos de vida para seus filhos.

O documento, publicado em junho deste ano, sugere uma série de recomendações que podem ser incluídas na rotina de toda a família direcionando o comportamento da criança a partir do exemplo dos adultos.

Confira as principais dicas da Academia:

Família ativa – Já é sabido que o sedentarismo é uma das principais causas da obesidade infantil. Por isso, uma família ativa pode garantir o gosto da molecada pela atividade física. A orientação é que adultos e crianças pratiquem algum tipo de exercício diariamente. A AAP afirma que filhos de pais que praticam esportes e que são incentivados a se movimentar têm riscos menores de serem obesos ou sedentários no futuro. Vale trocar o vídeo game e outros brinquedos estáticos por brincadeiras ao ar livre ou que incentivem gasto de energia. Opções saudáveis sempre à mão – Água, leite, sucos naturais, frutas, verduras e legumes podem e devem estar ao alcance das crianças. Uma boa dica é manter frutas lavadas e cortadas em local de fácil acesso para os pequenos. De acordo com a Academia e a Organização Mundial da Saúde (OMS), eles devem consumir cinco porções de frutas e verduras diariamente.

Acesso limitado a guloseimas – A AAP indica que este tipo de alimento deve estar disponível para as crianças apenas em datas especiais ou comemorações. Nestes casos, os pais devem comprar os doces antes do evento e retirar as sobras logo após a festa para que o consumo não se estenda por muitos dias. Televisão na medida certa – Criança deve dormir ao menos nove horas por noite. Aquelas que dormem menos, estarão mais propensas a ganharem peso. Por isso, assistir à TV no quarto sem supervisão pode estimular seu filho, que não conseguirá dormir no horário correto. Outro hábito proibido é comer em frente à TV. As recomendações valem para toda a família!

Autor: Dr. José Luiz Setúbal.

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade