PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Sinais de maturação sexual precoce nem sempre significam que a puberdade já começou
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Sinais de maturação sexual precoce nem sempre significam que a puberdade já começou

Sinais de maturação sexual precoce nem sempre significam que a puberdade já começou

15/08/2016
  4917   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Pais ficam sempre preocupados com a puberdade. O aparecimento de sinais de maturidade sexual como pelos embaixo dos braços, suor com cheiro forte, pelos púbicos, aumento do broto mamário, aumento do pênis e dos testículos são os indícios de que os corpos das crianças estão mudando e que a adolescência está chegando. A puberdade ocorre primeiro nas meninas, geralmente a partir dos 9 anos, e nos meninos em torno dos 10 ou 11 anos.

 

Estudos recentes sugerem que as crianças norte-americanas estão desenvolvendo alguns sinais de maturação sexual mais cedo do que no passado. Um novo relatório clínico da Academia Americana de Pediatria (AAP) diz que estes primeiros sinais de desenvolvimento não significam, necessariamente, que a criança entrou na puberdade.

 

Em muitos casos, de acordo com os autores do estudo “Avaliação e encaminhamento de crianças com sinais de puberdade precoce”, de janeiro deste ano, sinais tais como o desenvolvimento precoce de pelo púbico, odor no suor, muitas vezes são variações normais da puberdade que não exigem exames ou tratamento.

 

O relatório cita dados que destacam as diferenças de idade da puberdade que podem variar com a etnia ou raça ou do peso da criança. Um estudo recente encontrou em meninas entre 7 e 8 anos de idade, 23% das negras, 15% das hispânicas e 10% das brancas tinham algum grau de desenvolvimento dos seios, por exemplo.

 

A AAP recomenda o trabalho como um guia de orientação aos pediatras para saber quais os sinais que exigem observação por um prestador de cuidados primários e quais merecem referência a um endocrinologista pediátrico.

 

A Academia alerta também sobre os principais sinais de distúrbios médicos, que necessitam de tratamento, entre eles estão o aumento progressivo e rápido dos seios em meninas menores de 8 anos ou aumento genital em meninos com menos de 9 anos.

 

No Hospital Sabará, contamos com um Centro de Excelência em Distúrbios do Crescimento e Desenvolvimento que tratam de crianças com este tipo de distúrbio.

 

Saiba mais:

http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/hospital-infantil/centros-de-excelencia/centro-de-disturbios-do-crescimento-e-desenvolvimento.php

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:  Pediatrics, January 2016

From the American Academy of Pediatrics, Clinical Report

EVALUATION AND REFERRAL OF CHILDREN WITH SIGNS OF EARLY PUBERTY

Paul Kaplowitz, Clifford Bloch,

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Só um usuário disse:

    Essa aí eu não entendi. Maturação sexual e puberdade não são a mesma coisa?

    A descrição de ambas é a transição do corpo infantil para a adolescência, ocorrendo transformações como: pêlos pubianos, odores na axila, desenvolvimento da genitália nos meninos, crescimento de seios nas meninas…

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.