PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Suco de fruta pode levar a ganho de peso na infância
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Suco de fruta pode levar a ganho de peso na infância

Suco de fruta pode levar a ganho de peso na infância

01/08/2017
  700   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Muito se fala contra os refrigerantes na dieta das crianças. A questão é saber se o suco de fruta 100% natural causa impactos na saúde de crianças, como ganho de peso. Isso também tem sido um tema de controvérsia.

Num estudo, publicado na edição de abril de 2017 da revista Pediatrics, examinou-se o papel que o suco de frutas desempenha no ganho de peso e o aumento do índice de massa corporal em crianças de 1 a 18 anos de idade.

Os autores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise (comparar com base científica) de oito estudos prospectivos de coorte (um grupo acompanhado num determinado espaço de tempo) num total de 34.470 crianças.

Crianças mais novas (idades 1 a 6 anos) que consumiram uma porção por dia de suco de fruta 100% natural experimentaram uma pequena, mas não clinicamente significativa, quantidade de ganho de peso. Crianças com idades entre 7 e 18 anos que consumiram uma dose por dia não viram nenhum ganho de peso clinicamente significativo. Crianças mais jovens bebem mais suco de frutas 100% natural do que qualquer outro grupo etário, e tendem a beber suco de maçã. As crianças mais velhas tendem a beber suco de laranja, que tem um índice glicêmico inferior ao suco de maçã. Os autores especularam que essas diferenças poderiam explicar a descoberta de que o ganho de peso não foi observado em crianças mais velhas.

Os autores concluíram que, até que estudos adicionais sejam realizados, a Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças com idades 1 a 6 anos, tenham limite do consumo de suco de frutas para 150 /200 ml por dia e crianças de 7a18 limite de 250/400 ml por dia.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics  – March 2017

Fruit Juice and Change in BMI: A Meta-analysis

Brandon J. Auerbach, Fred M. Wolf, Abigail Hikida, Petra Vallila-Buchman, Alyson Littman, Douglas Thompson, Diana Louden, Daniel R. Taber, James Krieger

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade