PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Um caminho de histórias valiosas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Um caminho de histórias valiosas

Um caminho de histórias valiosas

25/12/2014
  485   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

natal sabará

Chegando ao final de mais um ano, cumpre-nos fazer uma prestação de contas. Em outubro, completei nove anos no Sabará e pude fazer uma reflexão do que fizemos neste período.

Quando cheguei, no antigo prédio da rua Antônia de Queiroz, tinha na cabeça o que chamávamos de “Projeto Criança”, que consistia na compra do nome Hospital Infantil Sabará, doá-lo para a constituição de uma fundação sem fins lucrativos e a construção de um hospital de referência e excelência em pediatria, baseado nos três eixos das grandes instituições de saúde que tomamos como exemplo: Assistência. Ensino e Pesquisa.

Olhando nosso caminho nesses nove anos, fico feliz e orgulhoso do que foi construído por uma equipe de pessoas maravilhosas que fizeram parte dessa história, mas que não citarei por absoluta falta de espaço para acomodar tantos nomes. Para se ter uma ideia de números, em 2004 nosso hospital tinha 45 leitos, atendeu 73.300 crianças no Prontos Socorro, teve 3.700 diárias de UTIe 8.200 de apartamentos e realizou cerca de 500 procedimentos no centro cirúrgico. Em 2014, temos um hospital com 110 leitos, atenderemos quase 120.000 crianças no Pronto Socorro e teremos 8.200 diárias de UTI e 22.500 diárias nos apartamentos e realizaremos cerca de 4.200 cirurgias das mais diversas complexidades. Contamos ainda com atendimentos ambulatoriais no Centro de Excelência e no Instituto PENSI. Além deste braço de assistência à saúde, a Fundação conta com um braço Ensino e Educação, Pesquisa e Projetos Sociais, o Instituto PENSI, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ) criada para desenvolver estas pernas do tripé. Nestes três anos de existência, já participou de várias pesquisas multicêntricas, nacionais e internacionais, além de pesquisas realizadas por pessoas do nosso corpo clínico, chegando a ter algumas publicações. Realizou vários simpósios, dois congressos internacionais e muitos cursos de educação a distância. Nossos projetos sociais são feitos em parcerias com diversas ONGs e sempre voltadas para Saúde Infantil, e entre eles está a formação de voluntários para trabalhar em instituições de saúde. Já capacitamos mais de 1.200 e temos mais de 150 trabalhando conosco.

Termino este relato feliz e realizado, mas quando olho para frente vejo que, apesar de termos andado muito, estamos ainda muito no início daquilo que foi planejado no “Projeto Criança”. Para isso, conto sempre com a ajuda de todos vocês. Um feliz final de ano a todos, um feliz Natal aos cristãos e um 2015 com muitas realizações e alegrias para todos vocês e seus familiares.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade