PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Vamos desconectar: os benefícios de saúde do Yoga para crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Vamos desconectar: os benefícios de saúde do Yoga para crianças

Vamos desconectar: os benefícios de saúde do Yoga para crianças

11/05/2018
  3691   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Não sou adepto da cultura oriental, mas tenho lido bastante sobre medicina integrativa e técnicas de meditação e de outras ideias trazidas do oriente parecem ser interessantes. Li este artigo sobre yoga, que transcrevo de maneira adaptada neste espaço.

Yoga oferece uma alternativa e traz um alívio do mundo acelerado e tecnológico de hoje. Apenas exige que o seu filho “desligue” e deixe o smartphone ou o tablet (e os sapatos) para trás – concentrando-se apenas na ação de conectar a respiração e o movimento. O Yoga pode ajudar as crianças a aprender a viver o momento, a concentrar-se na tarefa em mãos e a lidar com os problemas de forma pacífica. Quanto mais vezes o seu filho praticar Yoga, maiores serão os benefícios.

No dizer de quem pratica, o Yoga é mais que exercício e mais que esporte. Enquanto qualquer esporte jogado bem, ativa a mente, além do corpo, a prática de yoga é feita para unir os dois(corpo e mente). Yoga é muito mais profundo do que apenas as posturas que estamos familiarizados. Envolve uma combinação de certas posturas (asanas), técnicas de respiração reguladas (pranayamas), poses de mãos (mudras) e meditação (dhyanas).

Cada postura corporal particular foi cultivada e aperfeiçoada ao longo de milhares de anos para produzir efeitos específicos na mente e no corpo. Se uma postura é feita em pé, sentado ou deitado, cada um pode desafiar vários grupos musculares. Ao mesmo tempo, a criança se torna mais consciente de seu corpo e de como ela funciona. Algumas posturas de Yoga são mais difíceis do que outras, e até mesmo crianças flexíveis em boa forma devem começar devagar.

Crianças e adolescentes são uma população ideal para se beneficiar dos benefícios terapêuticos e de saúde da Yoga. A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda a prática como uma terapia segura e potencialmente eficaz para crianças que lidam com condições de saúde emocional, mental, física e comportamental.

As crianças com necessidades especiais, por exemplo, muitas vezes têm tensão e rigidez muscular – a Yoga pode ajudar nisso. Alongar o corpo pode aliviar a tensão e manter poses de Yoga aumenta a força quando praticado regularmente. Yoga também tem muitas poses de flexão e alongamento que podem ajudar a mover e estimular o sistema digestivo e aliviar a constipação. Benefícios físicos adicionais da ioga incluem:

  • Açúcar no sangue regulado e níveis de insulina;
  • Níveis hormonais regulados;
  • Diminuição da dor abdominal em crianças com Síndrome do Intestino Irritável (SII);
  • Equilíbrio melhorado.

Um estudo no American Journal of Occupational Therapy mostra que o Yoga diário ajuda as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a permanecerem calmas e reduzir seus níveis de agressão, retraimento social e ansiedade. Além disso, um outro estudo no Journal of Developmental e Pediatria Comportamental descobriu que o Yoga durante as aulas de Educação Física reduziu os problemas de humor na adolescência e a ansiedade e também levou a resultados mais altos nos testes. Em numerosos outros estudos, o Yoga tem demonstrado repetidamente melhorar:

  • Autoconfiança;
  • Humor;
  • Redução de estresse;
  • Ansiedade;
  • Concentração;
  • Hiperatividade;
  • Comportamentos de sala de aula;
  • Equilíbrio emocional.

É bom que os pais larguem as telas também! Birras, noites sem dormir e correria matinal, por exemplo, testam nossos limites. Em tempos como estes, pode ser muito eficaz respirar fundo em vez de perder o controle do seu próprio temperamento.

A respiração básica de Yoga e uma ou duas poses simples podem ser ferramentas importantes para administrar uma série de estresses e dores, bem como desafios do dia-a-dia. Lidere pelo exemplo. Envolva seu filho na Yoga – ou melhor ainda – tente uma aula sozinho! Namastê!

 

Fonte Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Seção sobre Medicina Integrativa (Copyright © 2016 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.