PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cirurgias de estrabismo no Sabará
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cirurgias de estrabismo no Sabará

Cirurgias de estrabismo no Sabará

15/12/2021
  2099   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Ação é uma parceria entre a Fundação José Luiz Egydio Setúbal e o Instituto Strabos  

 

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal, mantenedora do Sabará Hospital Infantil, e o Instituto Strabos realizaram entre os  meses de outubro, novembro e dezembro mini mutirões para corrigir o estrabismo de 12 crianças e adolescentes. Desde 2020, essa parceria tem atendido filhos de famílias de baixa renda. Em oito anos de existência, os médicos do Strabos já operaram mais de 300 pacientes e, no ano passado, foram 24 nas dependências do Sabará. Com a pandemia, as cirurgias foram interrompidas e agora retomadas. Para 2022, a meta é operar entre 60 e 80 crianças na instituição.

O estrabismo infantil é o desvio entre os dois olhos, quando cada olho aponta para uma direção diferente. Esta condição pode acontecer com o olho se aproximando do nariz (convergente), ou se afastando dele (divergente) ou ainda com o desvio do olho para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia).

“Esse hospital é um importante parceiro e permite que a gente possa mudar a vida dessas crianças e o prognostico inicial”, explica a Dra. Fernanda Kriger oftalmologista e vice-presidente do Instituto Strabos.

O presidente da Fundação, o pediatra Dr. José Luiz Setubal, comemora a retomada das cirurgias com o abrandamento da pandemia: “Devolver o olhar correto para uma criança tem um significado enorme, e nossa Fundação fica muito feliz em poder ajudar o Instituto Strabos neste projeto social para ajudar estas crianças e cumprirmos nosso propósito de construir uma Sociedade Melhor”.

Com o mesmo pensamento, o Dr. Mauro Goldchmit, oftalmologista  e presidente do Instituto Strabos, celebra esta parceria que transforma a vida destas crianças e de suas famílias, melhorando a autoestima e sua inserção na sociedade.

Entendendo o Estrabismo

A maior parte do desenvolvimento visual ocorre no cérebro, não nos próprios olhos. Um dos maiores desafios para o cérebro em desenvolvimento é coordenar os sinais visuais de um lado para o outro. Os sinais nervosos dos olhos viajam através dos nervos ópticos e se dividem em ambos os lados do cérebro. Para entender esses sinais, os dois lados do cérebro precisam cooperar, comparando informações e coordenando o movimento dos olhos na direção desejada.

Quando o cérebro é forçado a fazer uma imagem a partir de duas entradas muito diferentes, começa a ignorar os sinais do pior olho. Com o tempo, esse processo se torna irreversível, levando à cegueira parcial no olho mais fraco. Na maioria dos casos, deve-se resolver o problema antes que a criança complete três anos, para garantir que ele cresça com a percepção normal de profundidade.

Os tratamentos para a ambliopia variam com base na causa e gravidade da condição. Algumas crianças exigem óculos ou adesivos que forçam o cérebro a prestar atenção aos sinais do olho mais fraco. Outras crianças precisam de cirurgia para encurtar ou alongar certos músculos que controlam o movimento dos olhos.

Sobre o Sabará Hospital Infantil  

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos. É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento nos casos de cardiopatia congênita e transplantes renais.

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com sua maturidade cognitiva e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento. Do pronto atendimento à alta complexidade, Sabará Hospital Infantil, o Hospital que mais entende de criança.

Sobre a Strabos 

Instituto Strabos Ensino Ação Social e Pesquisa em Estrabismo, Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, tem como pilares o Ensino e capacitação de profissionais na área de Estrabismo, Fomento a bolsas de pesquisas médicas na área de Estrabismo e desenvolvimento de Ações sociais como os Mutirões de Cirurgia para correção de Estrabismo.

Para conhecer melhor o trabalho, receber doações e captação de pacientes acesse o site: www.institutostrabos.org.br

 

Sabará Hospital Infantil
Assessoria de Imprensa

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.