PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dia do Médico também na ficção
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dia do Médico também na ficção

Dia do Médico também na ficção

18/10/2011
  4941   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Onde houver amor pela arte da medicina, também haverá amor pela humanidadeHipócrates, 400 a.C. Esta é uma frase que está na placa da inauguração do Hospital Infantil Sabará e acredito que exprima muito do que é ser médico para nós no ambiente hospitalar.

Para homenagear os profissionais da medicina, escolhemos heróis médicos das séries americanas que passam ou passaram na TV nos últimos 50 anos, que é o tempo de existência do Sabará.

Todos nós temos nossos heróis médicos, alguém que cuidou de nós durante alguma doença ou de algum parente. Aquele que nos aconselhou ou nos deu um ombro para chorarmos em momentos de dor, e isto é mostrado muito bem nestas séries.

Seja no jovem residente da clínica Mayo, que apesar da juventude tinha uma sabedoria e um coração que fazia seus pacientes superarem os mais difíceis obstáculos no início dos anos 60, com o famoso Dr. Kildare que arrebatava os corações das moças da época.

Já nos anos 70, a divertida sátira sobre os médicos no Vietnã, com críticas às guerras e com uma mensagem pacifista e bem humorada de M*A*S*H*.

Talvez mais próxima de nós estejam os jovens da Sala de Emergência de um Hospital de Chicago, da série ER, com seus dramas pessoais, profissionais e que retratam o lado difícil de ser médico no meio de tanto sofrimento de seus pacientes.

Para terminar, já bem atual, o anti-herói médico mostrado pelo Dr. House, com toda sua sabedoria e conhecimento, mas também o seu mau humor e sarcasmo, com críticas agudas ao sistema de saúde americano e aos médicos que não fazem ciência, também mostrando o seu sofrimento quando se torna paciente.

Com esta homenagem, procuramos mostrar que por trás de cada médico existe um ser humano, que sofre, que tem sentimentos ou preocupações, mas que muitas vezes põe isto de lado para dar atendimento ao outro que está precisando de sua ajuda.

Confira os vídeos das séries mencionadas:

Dr. House

Dr. Kildare

ER

Mash

Leia também: Ser pediatra é ser um profissional feliz

Nós, da equipe do Hospital Infantil Sabará, parabenizamos estes profissionais que a cada dia lutam para salvar vidas e enfrentam situações difíceis todos os dias. Trabalhar com a área da saúde não é fácil, mas quando existe dedicação, profissionalismo e amor, tudo fica mais prazeroso. Além disso, ser médico é marcar e fazer parte da vida das pessoas, que o agradecerão e o farão ser lembrado por ser tão humano.

Feliz Dia do Médico!

Atualizado em 5 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • farmacia disse:

    Os médicos merecem todas as congratulações possíveis. Eis uma profissão difícil que além dos estudos aprofundados ( graduação – residência – etc ) exige atenção, afeto e solidariedade do profissional. O médico também ajuda o paciente no conforto, no apoio moral transmitido pelo abraço ou por sábias palavras. Excelente artigo!

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.