PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Instituto PENSI promove webinar sobre ressuscitação pediátrica
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Instituto PENSI promove webinar sobre ressuscitação pediátrica

Instituto PENSI promove webinar sobre ressuscitação pediátrica

28/03/2022
  183   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Na última quarta-feira (23/03), o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil promoveu o webinar “Os avanços em ressuscitação pediátrica”. O evento, que ocorreu em parceria com a Indumed e a ZOLL, foi transmitido pelo canal Saúde da Infância, no YouTube.

A abertura do webinar foi realizada pela gerente de pesquisa do Instituto PENSI, Fernanda Lima, que contou um pouco sobre a história da instituição, infraestrutura e equipe, projetos em andamento, frentes de ensino e propostas de expansão.

O evento foi uma iniciativa do gerente médico da Unidade de Terapia Intensiva do Sabará Hospital Infantil, Dr. Nelson Horigoshi, e reuniu convidados de outras instituições de saúde do país, assim como membros da comunidade acadêmica. A ideia era apresentar e aprofundar o conhecimento dos participantes sobre a pediRES-Q, uma rede colaborativa que incorpora dois projetos principais:

– Um estudo observacional para a coleta de dados de parada cardíaca pediátrica e gestão pós-parada para determinar as melhores práticas de ressuscitação;

– Um programa de melhoria, que busca desenvolver um pacote inovador para otimizar a qualidade e a segurança dos cuidados às crianças no que diz respeito à ressuscitação.

“É o maior banco de dados do mundo sobre reanimações em crianças e gostaríamos que o Brasil fizesse parte dele, por meio de um grupo nacional, coordenado pelo Instituto PENSI, no que diz respeito à pesquisa e ensino, e pelo Sabará Hospital Infantil, no que diz respeito aos dados clínicos. Não basta reanimar o paciente, é preciso reanimá-lo com qualidade”, explica o Dr. Nelson Horigoshi.

O webinar contou com a participação do próprio idealizador da pediRES-Q, o Dr. Vinay Nadkarni, diretor médico e de pesquisa do Centro de Simulação, Educação Avançada e Inovação do Hospital Infantil da Filadélfia (Children’s Hospital of Philadelphia), nos Estados Unidos.

“Através dessa rede colaborativa, nosso objetivo é fomentar a descoberta, a análise, a publicação e a disseminação de dados de RCP para garantir uma sobrevida aos pacientes, de forma eficiente e com qualidade”, afirma o Dr. Vinay Nadkarni.

Hoje, 60 sites de 12 países integram a plataforma. São coletados dados para a identificação de risco, treinamento pré-parada, desempenho e feedback intra-parada, feedback pós-parada, atendimento pós-parada cardíaca, alta e resultado neurológico.

“Nos baseamos em evidências e os números vêm das próprias instituições de saúde, de experimentos naturais do dia a dia. É um grande trabalho em cooperação e o nosso desafio é fazer hospitais de uma mesma região trabalharem em conjunto, pois, na maioria das vezes, eles são concorrentes”, ressalta o Dr. Vinay Nadkarni.

Após a aula do idealizador do pediRES-Q, o especialista em Terapia Intensiva do Sabará Hospital Infantil, Dr. Rodrigo Félix, demonstrou, na prática, o processo de ressuscitação de um paciente infantil diretamente do Centro de Simulação Realística do Instituto PENSI.

O evento também contou com a participação da gerente médica de Educação Continuada do Instituto PENSI, Dra. Heloísa Ionemoto, e do gerente médico e diretor técnico do Sabará Hospital Infantil, Dr. Felipe Monti Lora.

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.