PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Meu filho diabético pode comer nozes?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Meu filho diabético pode comer nozes?

Meu filho diabético pode comer nozes?

16/01/2012
  9441   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

As nozes e castanhas de qualquer tipo (amêndoas, avelãs, amendoins, castanhas, etc.) são um lanche maravilhoso e podem fazer parte de uma refeição para crianças e adultos com diabetes tipo 1 ou tipo 2. Não só são deliciosas, como são antioxidantes e fornecem um grande número de nutrientes, como: magnésio, vitaminas B e E, fibras, proteínas, gorduras saudáveis, entre outros.

Controle da glicemia

As nozes contêm um bom equilíbrio de proteína e gordura, e está constatado que ao combiná-las com alimentos ricos em carboidratos, como pão, cereais ou frutas, você terá menos glicemia do que quando os ingere sem elas. Os frutos secos são ricos em magnésio, mineral que, entre suas muitas funções, pode afetar a liberação e atividade da insulina (hormônio que ajuda a controlar níveis de glicose no sangue). Curiosamente, as pessoas com diabetes tipo 2 têm baixos níveis sanguíneos de magnésio e, de acordo com o Dietary Guidelines for Americans, ele é um dos nutrientes menos consumidos. Outras boas fontes desse elemento são cereais integrais, feijão e espinafre.

Leia também: Dietas muito baixas de carboidratos e o controle do diabetes tipo 1

Nutrientes poderosos

Há muitas maneiras de agradar ao paladar e nutrir o corpo com nozes e castanhas na hora do lanche. Juntamente com os seus sabores únicos, você pode colocar pistache picado e pêssegos cortados no iogurte. Ofereça aos seus filhos um sanduíche de manteiga de amendoim com pão integral. Misture as nozes com cerejas secas ou fatias de maçã. As crianças vão se divertir, aprender os nomes e identificar os gostos distintos de uma variedade de frutos secos.

Controle de peso

Mesmo que as nozes sejam ricas em gordura, elas podem ser uma parte importante de um programa de redução de peso. Alguns estudos sugerem que os consumidores dos frutos secos frequentes são mais magros do que aqueles que os comem menos vezes.

Por quê? Uma teoria é que elas saciam a fome, levando a uma ingestão menor de alimentos em geral. Quando se substituiu o salgadinho habitual dos alunos de uma escola do Texas por um lanche diário de 1 grama de amendoim ou de manteiga de amendoim com legumes (cenoura, salsão), as crianças tiveram a dieta melhorada e perderam peso. As nozes em casca podem oferecer uma outra vantagem: quebrar a casca faz com que o lanche dure mais tempo, provavelmente aumentando a satisfação.

Mas há uma ressalva: para crianças menores de quatro anos de idade, o consumo de nozes pode representar um risco de alergia.

Fonte: Dietary Guidelines for Americans

Atualizado em 21 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.