PESQUISAR
Ter um recém-nascido é uma experiência maravilhosa, mas muitos pais, sendo marinheiros de primeira viagem ou até os mais experientes, podem ficar preocupados com o bem-estar e o desenvolvimento do pequeno.
Os bebês podem apresentar alguns sinais aos quais devemos nos atentar, pois podem indicar a necessidade de um olhar mais profundo de um especialista, como por exemplo, de um neuropediatra.
Se você perceber que o corpo do bebê parece muito molinho, como se fosse uma massinha, ou muito rígido, como uma vara, se ele tiver dificuldades para mamar ou engolir fique atento, pois podem ser sinais de alerta.
Movimentos estranhos como tremores involuntários ou a ausência de movimentação normal podem ser indícios que merecem atenção.
Como nessa idade não é esperado que o seu bebê já demonstre se ele é destro ou canhoto, se ele mostrar preferência por um lado, também é importante ficar atento. Reflexos como o de se assustar ou de buscar, que estão muito fracos ou exagerados, também devem ser observados.
Outro ponto importante são as mudanças no nível de atividade do bebê. Se ele parece estar sempre super sonolento e difícil de acordar ou se fica muito irritado sem um motivo claro, é bom investigar o que está acontecendo.
Além disso, qualquer episódio de convulsão, mesmo que breve, é um sinal que demanda atenção imediata. Atrasos no desenvolvimento, como a falta de marcos esperados para a idade, como rolar ou sorrir, também merecem ser discutidos com um profissional de saúde.
Fique atento a cor da pele do seu bebê: mudanças que indiquem má circulação ou dificuldades respiratórias devem ser verificadas.
Já quando observamos a cabeça, o tamanho dela é um reflexo importante do crescimento do cérebro. Um desenvolvimento insuficiente ou demasiadamente grande pode indicar que algo não está indo bem, assim como o formato irregular ou assimétrico do crânio.
Comportamentos atípicos ou diferentes também merecem atenção. Mesmo com pouca idade alguns bebês já podem apresentar sinais precoce de autismo como dificuldade de contato visual, não sorrir ou responder ao chamado, incômodo excessivo com alguns barulhos comuns ou ao ser tocado, não imitar ou apontar.
Se você notar qualquer um desses sinais, não hesite em conversar com o seu pediatra, ele poderá te oferecer o direcionamento mais adequado.
Vale ressaltar que um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento do seu bebê e estar atento é sempre um ato de cuidado e amor!