PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Voluntariado do Instituto PENSI comemora ano de conquistas mesmo com pandemia
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Voluntariado do Instituto PENSI comemora ano de conquistas mesmo com pandemia

Voluntariado do Instituto PENSI comemora ano de conquistas mesmo com pandemia

05/12/2021
  1753   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Neste domingo (5 de dezembro), é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1985. O Instituto PENSI coordena o programa de voluntariado que atua no Sabará Hospital Infantil, oferecendo apoio às crianças internadas para ajudá-las a reduzir o estresse e a lidar com a hospitalização. Com a pandemia de Covid-19, os encontros presenciais foram suspensos, mas os voluntários continuaram trabalhando de casa, produzindo pelo menos 3.690 kits entregues em 2021 para os pequenos.

“Foram pelo menos 4.000 horas de trabalho voluntário acumuladas neste ano”, conta a coordenadora do Voluntariado, Caroline Sanches. “Tivemos um curso de formação em abril e maio, em formato de ensino à distância, e atualmente nosso programa conta com 130 participantes”, completa.

Para homenagear os voluntários, será realizada neste domingo uma entrega de lembranças para eles, em formato drive thru, em frente ao Centro de Treinamento Sabará. “É uma forma de agradecer por estarem conosco. Foi mais um ano de incertezas, mas eles continuaram trabalhando para ajudar as crianças”, diz Carol.

Além disso, o Programa de Voluntariado do PENSI está entre os dez finalistas do Prêmio Voluntariado Transformador 2021, na categoria OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e coletivos. A premiação será realizada nesta segunda-feira (6), quando serão anunciados os vencedores. “São dez anos de história do nosso programa, então participar já é um presente. Mesmo se não vencermos, já ganhamos visibilidade e reconhecimento pelo nosso trabalho, assim como o da Dra. Sandra Mutarelli Setúbal (presidente do Instituto PENSI e diretora do grupo de humanização do Sabará Hospital Infantil)”, fala Carol.

A coordenadora lembra que foi um grande desafio manter o programa durante a pandemia, o que é motivo de orgulho para todos os envolvidos. “Muitos programas de voluntariado tiveram que parar nesse período, pois não tinham mais como atuar. Mas nós encontramos meios de continuar atendendo às crianças e também de acolher os voluntários. Os kits que distribuímos fazem toda a diferença para os pacientes, e esse modelo inclusive foi reproduzido por outros hospitais infantis.”

Como funciona

Por enquanto, os encontros presenciais dos voluntários com as crianças continuam suspensos, a fim de garantir o bem estar dos pequenos pacientes, mas espera-se que possam ser retomados em 2022. Os voluntários produzem o “kit surpresa”, contendo brinquedos e jogos feitos com material reciclável, como papelão e garrafas pet, e a equipe do Voluntariado os distribui no Sabará e no Instituto PENSI. Nas datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças, são entregues kits temáticos, e a equipe interna do voluntariado se fantasia de personagens dos contos de fada e super-heróis.

Também neste ano, um grupo de voluntárias começou a costurar travesseiros para os bebês – as chamadas “sonequinhas” -, em casa. “Cerca de dez voluntárias que possuíam máquina de costura se dispuseram a produzi-las, e a receptividade das crianças tem sido ótima.”

Para participar do Programa de Voluntariado do Instituto PENSI, consulte a página em nosso site. Dentre os pré-requisitos, é necessário ter mais de 18 anos, disponibilidade mínima de 3 horas semanais e participar do programa de formação teórica e prática, no total de 15 horas. Além disso, é necessário estar com as vacinas em dia, de acordo com o calendário brasileiro de imunização.

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.