PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Autismo e Realidade lança nova cartilha: “DSM-5 e o diagnóstico de TEA”
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Autismo e Realidade lança nova cartilha: “DSM-5 e o diagnóstico de TEA”

Autismo e Realidade lança nova cartilha: “DSM-5 e o diagnóstico de TEA”

16/01/2023
  146   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Material é gratuito e já está disponível para download

O Autismo e Realidade (AeR), instituição que tem como objetivo promover e difundir conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), acaba de lançar mais uma cartilha: “DSM-5 e o diagnóstico de TEA”. O material é voltado a profissionais da área da saúde e acadêmicos, mas a leitura leve e descomplicada facilita o entendimento por pais, cuidadores e demais interessados no tema.

“DSM-5 e o diagnóstico de TEA” é uma cartilha técnica e conta com cinco capítulos, todos escritos pela assessora científica do Instituto PENSI, a neuropsicóloga Yasmine Martins. São eles:

  1. Contexto histórico do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e os critérios de autismo
  2. Principais características de acordo com o DSM-5 TR
  3. Bebês com risco de autismo
  4. Como o DSM-5 muda o diagnóstico do autismo?
  5. Como ficam as pessoas diagnosticadas antes do DSM-5?

Acesse agora e faça o download

Vale ressaltar que esse é o vigésimo lançamento do AeR. No site da instituição, é possível encontrar cartilhas sobre os mais variados temas, e todas buscam ajudar autistas, familiares, amigos e cuidadores a construir uma rotina mais saudável e funcional. Confira as últimas publicações:

# Higiene Bucal

Ilustrada pelo artista autista Lucas Quaresma, essa HQ é um apoio para as famílias que enfrentam desafios na hora de escovar os dentes. Este momento, que parece corriqueiro para pessoas típicas, pode ser sinônimo de tensão para as pessoas com TEA – o sabor do creme dental, a textura das cerdas, o próprio ambiente do banheiro podem ser perturbadores por conta dos distúrbios sensoriais, comumente relacionados ao autismo. De forma divertida e colorida, a cartilha apresenta o ponto de vista da pessoa com autismo, além de trazer dicas de como ajudar na familiarização com a higiene dos dentes e o ambiente do consultório do dentista.

# Guia para Leigos sobre o Transtorno do Espectro Autista 

É uma coletânea de textos publicados no Blog Autismo e Realidade. O conteúdo foi escrito, em sua maioria, por especialistas, contendo temas atuais e mais acessados no site, bem como orientações para familiares, cuidadores de autistas e demais interessados. Nesta coletânea, os artigos foram cuidadosamente selecionados e ordenados conforme os tópicos: sobre o TEA, buscando diagnóstico, condições e distúrbios associados ao autismo, terapias e, por fim, socialização, contemplando os principais temas de interesse do público leigo.

# Cartilha Autismo: Uma Realidade

Você sabia que existem mais de 70 milhões de autistas no mundo? E, embora seja um problema que atinge uma grande quantidade de pessoas, muitas ainda não sabem como e quando podem identificar. Um ótimo momento para observar as características de uma criança autista é na sala de aula. Pensando nisso, o AeR produziu esse conteúdo para ajudar na identificação do transtorno, tudo em uma conversa desenhada feita especialmente pelo cartunista Ziraldo.

Histórico

Formada em 2010 como uma associação de pais e profissionais de saúde, o Autismo e Realidade nasceu com o propósito de difundir conhecimento sobre o TEA, combatendo preconceitos e auxiliando na orientação de familiares, professores e cuidadores. A motivação para a iniciativa partiu do casal Paula e Hermelindo de Oliveira que, após o diagnóstico de TEA da filha Júlia, percebeu a grande falta de orientações sobre como lidar com o distúrbio. A atuação da instituição foi pioneira na divulgação de informações sobre o transtorno, ao unir a atuação do conselho de pais de crianças autistas com o conselho de profissionais de saúde especializados no tema.

Em 2015, o Autismo e Realidade foi incorporado à Fundação José Luiz Egydio Setúbal, passando a fazer parte da estrutura do Instituto PENSI- Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil. Nesta nova fase, a instituição seguiu o seu trabalho de promoção e difusão do conhecimento sobre o autismo. Em conjunto com o Instituto PENSI também são realizadas pesquisas científicas e cursos para a capacitação de profissionais, cuidadores e familiares.

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.