PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Alergias alimentares na Escola
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Alergias alimentares na Escola

Alergias alimentares na Escola

26/09/2016
  2282   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A alergia alimentar afeta cerca de 1 em cada 25 crianças em idade escolar e é um gatilho comum de anafilaxia, reação alérgica grave, potencialmente fatal, e sistêmica.

 

Estudos de crianças com alergia alimentar indicam que entre 16 e 18% tiveram uma reação na escola. Em um novo relatório clínico, a Academia Americana de Pediatria (AAP), fornece orientações sobre o gerenciamento de alergias alimentares na escola e na prevenção e tratamento de anafilaxia induzida por alimentos.

 

O relatório inclui orientação para pediatras sobre como diagnosticar e documentar uma alergia alimentar potencialmente fatal; prescrição de adrenalina auto-injetável; ajudar a criança a aprender como armazenar e usar a medicação de forma responsável; e trabalhar com famílias, escolas e alunos no desenvolvimento de planos escritos para reduzir o risco de anafilaxia e implementar o tratamento de emergência em caso de uma reação.

 

Alergias e anafilaxia são responsáveis por muitos atendimentos no Hospital Infantil Sabará, não só alimentares, mas também picadas de insetos, uso de medicamentos. Por esta razão, se seu filho tem tendência a quadros alérgicos, procure se informar com seu pediatra sobre cuidados e medidas a serem tomados se um quadro mais agudo ocorrer.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics

Relatório Clinico da Academia Americana de Pediatria (maio de 2016)

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.