PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
COMO INVENTARAM A RODA?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
COMO INVENTARAM A RODA?

COMO INVENTARAM A RODA?

02/09/2016
  3991   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A gente nem imagina, mas houve um tempo em que a roda ainda não existia e executar tarefas simples, como movimentar objetos, era um trabalho muito difícil.  Ninguém sabe quem nem quando exatamente a roda surgiu, mas ela é considerada a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!

Pesquisadores acreditam que esse artefato tem quase seis milênios de história, pois foi encontrada, pela primeira vez, feita em uma placa de argila nas ruínas da antiga região da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque. Alguns arqueólogos acreditam que a roda pode ser ainda mais antiga, pois encontraram em um vaso desenhos parecidos com um meio de transporte com rodas, que teria sido feito em 4.000 a.C.

As primeiras rodas eram feitas com três placas de madeira, cortadas em formato redondo, e ligadas por ripas ou eram maciças de pedra, e, consequentemente, muito pesadas. Vestígios dessa tecnologia foram encontrados em diversas partes do mundo, com diferentes usos: na China, compôs carros usados nas guerras, no resto do oriente, era puxada por animais domesticados, os olmecas, povo que viveu no sul do México, faziam brinquedos para as crianças e na Núbia, já existia a roda d’água.

Embora tenha sido aperfeiçoada na Antiguidade, quando surgiu a roda com aros, muito mais leve, e a roda revestida de madeira para evitar o desgaste desigual, foi só no século XIX que a roda com câmara, que é como a conhecemos hoje, apareceu. Seu primeiro uso foi para a locomoção em uma bicicleta e, com o desenvolvimento da tecnologia, acabou sendo produzida a partir de novos materiais, como metais de liga leve e compostos de carbono.

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade