PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Parabéns aos pediatras e equipe de saúde da criança.
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Parabéns aos pediatras e equipe de saúde da criança.

Parabéns aos pediatras e equipe de saúde da criança.

27/07/2018
  3801   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

No dia 27 de julho comemora-se no Brasil o dia do Pediatra. Neste artigo vamos nos referir aos profissionais de saúde da criança e adolescentes como pediatras por uma questão de conveniência, também por que o Sabará Hospital Infantil acredita que os cuidados de saúde de uma criança são idealmente oferecidos por um pediatra. Mas há também, no entanto, médicos e não-médicos que são membros importantes da equipe de cuidados de saúde pediátrica e que também cuidam de bebês e crianças e de adolescentes.

Os Especialistas em Pediatria certificados são médicos que se formaram na faculdade de medicina e têm pelo menos de dois a três anos de treinamento em serviço (residência) em pediatria. Para se tornar certificado, precisa da aprovação em exame de títulos promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o pediatra surge como o médico mais capacitado e qualificado para entender toda a complexidade e as nuances que envolvem as fases da vida de um indivíduo do nascimento até os 19 anos de idade.   Para manter o título de especialista, o pediatra tem que manter a educação continuada em pediatria, demonstrar um atendimento de qualidade ao paciente e ter uma licença médica válida. Esses requisitos de certificação ajudam a garantir que pediatras certificados (incluindo especialistas) tenham conhecimento e habilidades suficientes para oferecer atendimento de qualidade a crianças de todas as idades.

Além destes profissionais temos os subespecialistas, que são os especialistas em atender criança em cada especialidade, como cardiologia, endocrinologia, pneumologia gastrenterologia etc. Temos também os cirurgiões pediátricos e outras áreas cirúrgicas que atuam com crianças como otorrino, oftalmologista, ortopedia, anestesiologia entre outras.

Na equipe multidisciplinar temos as enfermeiras pediátricas, e outros profissionais que atuam com criança como fisioterapia, psicologia, fonoterapia, terapia ocupacional e no Sabará Hospital Infantil, estamos introduzindo nestes profissionais da saúde o conceito “Child Life Specialist”.

Desse modo, esses profissionais são especialistas que assistem nossos pacientes e seus familiares com técnica e humanismo, respeitando suas características e peculiaridades. Na consulta pediátrica, o profissional muda de atitude, a depender da idade do paciente. Uma consulta de um recém-nascido é diferente da de um pré-escolar e da de um adolescente.  Por esta razão acreditamos que o melhor profissional para atender crianças e adolescentes seja o pediatra e àqueles que são treinados para este tipo de atendimento e também que o melhor local seja um hospital onde todos os profissionais sejam treinados, preparados para entender os problemas desta fase da vida que vai do nascimento até os 19 anos.

Como diz a Dra. Luciana Rodrigues Silva: “Os pediatras – e todos os profissionais que lidam com crianças e adolescentes – sentem prazer genuíno ao lidar com eles e suas famílias e buscam o desempenho de suas tarefas com competência, prazer, habilidade, segurança, paciência e empatia, contribuindo de fato para estes indivíduos.”

No Brasil temos 35 mil pediatras e no Sabará Hospital Infantil contamos com cerca de 1500 médicos entre pediatras e especialistas, e mais de 500 outros profissionais que lidam com os pacientes como enfermeiras, psicólogas, fisioterapeutas, fonoterapeutas, terapeutas ocupacionais, “child life specilists”, nutricionistas.

Neste dia, gostaria de dar os parabéns a todos que escolheram trabalhar em pró da saúde das crianças e agradecer aos que trabalham conosco o esforço, dedicação e compaixão dedicados aos nossos pacientes e suas famílias.

Parabéns à Todos!

Saiba mais sobre os pediatras|:

https://goo.gl/t7xcYM

https://goo.gl/u8FP9w

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: http://www.sbp.com.br/index.php?id=1055

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.