PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Como o passarinho voa?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Como o passarinho voa?

Como o passarinho voa?

08/01/2015
  3832   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

passarinho

Já passou por esta dúvida? A resposta certa para dar a uma criança curiosa é difícil, mas possível. Venha conhecer nossa forma de explicar.


Antes de mais, podemos aproveitar esta pergunta para brincar com a criança! Construir uma pipa juntos e fazê-la voar e voar… depois, bom depois chega sua hora de falar e explicar o que realmente faz o passarinho voar. Fale apenas de dois aspetos e isso já será o suficiente para matar a curiosidade da criança. Se comparar o passarinho à pipa, tal como sugerimos de seguida, verá ela ficar satisfeita com a resposta e feliz por poder brincar consigo enquanto aprende. Cada pergunta de uma criança é uma porta que se abre de conhecimento e brincadeira. Aproveite ao máximo esses momentos mágicos.

Os ossos do passarinho

Primeiro vamos falar sobre o corpo dos passarinhos. Tal como nós, o passarinho também tem ossos. Mas os dele não são iguais aos nossos, são feitos de forma diferente. Os adultos usam uma palavra grande e difícil para dizer isso, eles dizem que são pneumáticos. Mas para criança basta dizer que são mais leves que os nossos embora igualmente resistentes. Compara-se aos paus usados para construir a pipa, são finos mas resistentes.

As penas do passarinho

O nosso corpo tem pelos, e o dos passarinhos, o que tem? Penas, dirá a criança. As penas são especiais e permitem os passarinhos voarem, pois não deixam o vento passar por elas, são como o papel da pipa. Leve mas muito importante. AS aves que fazem viagens maiores têm penas maiores. As que não viajam para terras distantes têm penas mais pequenas.

Os passarinhos são muito fortes

Os passarinhos têm também um coração como a gente, mas o deles bate muito mais rápido. Mesmo pequenos conseguem voar mesmo nos dias com vento. Os passarinhos são muito fortes e o seu corpo está todo feito de forma que possa voar em segurança, tal como o nosso corpo nos permite andar e correr em segurança.

Viu como quase se sentiu criança ao ler o artigo e a imaginar-se com seu filho a lançar uma pipa? Estas perguntas pertinentes são lições para a criança e momentos mágicos para os pais. Saber aproveitá-las é uma arte e pode contar conosco sempre que precisar. Deixe seu comentário e coloque suas questões. Assim estaremos ainda mais próximo de si quando precisar, porque respondemos às suas dúvidas.

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.