PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Como o sabão faz espuma?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Como o sabão faz espuma?

Como o sabão faz espuma?

03/09/2015
  5673   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Descubra como surgem e algumas curiosidades sobre aquelas bolhas de sabão tão gostosas na hora do banho.

Fale a verdade! O que seria do banho nosso de cada dia se não fosse a espuma do sabão e suas pequenas bolhas que deixam tudo mais divertido? Além disso, a espuma é essencial pois é ela que tira toda a sujeira de nosso corpo, deixando-o limpo e cheirosinho. Vamos aprender mais sobre ela!

Como as espumas surgem? 

Você deve estar pensando: “Isso eu já sei. É só molhar o sabão e esfregar em meu corpo que a espuma logo aparece”. E você está certo. Mas, essa é a forma de fazer a espuma aparecer. O que você ainda não sabe é que a espuma é a união de bolhas bem pequenininhas que se formam à medida que o ar vai se juntando a essa mistura de água e sabão. Quando alguma dessas bolhas de sabão emerge, ela flutua sobre a superfície da água, uma vez que o ar é bem mais leve do que qualquer outro líquido. Por isso, quando você começa a esfregar o sabonete molhado no seu corpo, essa espuma surge naturalmente. No entanto, é possível também fazer uma bolha artificial de sabão. É só preparar em um copo uma mistura de água e sabão e assoprar com um canudinho. Você vai se divertir com diversas bolhas de vários tamanhos.

Outra curiosidade interessante é que, mesmo que seu sabonete seja colorido, a espuma sempre será branca. Isso ocorre porque as empresas usam um corante para deixar o sabonete colorido e quando esse entra em contato com a água, ele se dissolve, tornando-se invisível. Então, por que a espuma é branca e não transparente? Porque a mistura de várias cores tem como resultado a cor branca e, assim, ela é a mistura das sete cores que aparecem refletidas na bolinha de sabão.

Para que serve a espuma?

A espuma é a responsável por deixar seu corpo limpinho durante o banho. Isso acontece porque ela age como um tipo de fortalecedor para a água, que naturalmente, já remove sujeiras. Ou seja, lembra do Marinheiro Popaye e de como ele ficava mais forte quando comia espinafre? A espuma do sabonete é o espinafre da água. Ela vai ficar mais forte para limpar toda sujeira. Para entendermos esse efeito diferente, é preciso saber como as moléculas que compõem o sabonete funcionam. Uma parte delas adora a água e fica bem juntinha do líquido. A outra parte gosta de coisas oleosas e sujas. Sendo assim, elas acabam puxando a sujeira a medida que a parte que gosta da água flui junto com o líquido. Para ficar mais fácil de entender, imagine que essa molécula é uma cabine onde trabalham duas pessoas. Uma vai se segurar na sujeira de seu corpo e a outra vai se segurar na água do chuveiro. À medida que apessoa que se segurou na água vai seguindo em direção ao ralo, a que segurou a sujeira vai junto com ela, deixando seu corpo limpo e cheirosinho.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade