PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Como ordenhar o leite materno?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Como ordenhar o leite materno?

Como ordenhar o leite materno?

28/03/2017
  1547   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Para as mães que já retomaram o trabalho ou os estudos mas que desejam manter o aleitamento e garantir os benefícios do leite materno, uma alternativa é a ordenha do próprio leite, seguida do armazenamento do mesmo.
A ordenha mamária é o ato mecânico de esvaziamento dos seios, que pode ser feita manualmente ou com auxílio de bombas.


Trata-se de técnica simples, que se inicia com a lavagem cuidadosa das mãos e dos antebraços, seguida da massagem das mamas , de forma delicada, com movimentos circulares da base em direção à aréola (Figura 1) para o preparo do início da ordenha.

ana_beatriz_Como_ordenhar_o_leite_materno_28_03_2017_01

Deve-se dispor de vasilhame de vidro esterilizado para receber o leite. Preferencialmente vidros de boca larga e com tampas plásticas, que possam ser submetidos a fervura durante mais ou menos 20 minutos. Tenha em mãos um pano úmido limpo e lenços de papel para limpeza das mãos. Procure estar relaxada, sentada ou de pé, em posição confortável.
Com os dedos da mão em forma de “C”, colocar o polegar na aréola acima do mamilo e o dedo indicador abaixo do mamilo na transição aréola-mama, em oposição ao polegar. Sustentar o seio com seus outros dedos. Use a mão esquerda para a mama esquerda e a mão direita para a mama direita ou use as duas mãos simultaneamente (uma em cada mama ou as duas juntas na mesma mama).
Pressione seu polegar e o dedo indicador, um em direção ao outro, e, levemente para dentro (em direção a parede torácica). Evite pressionar demais para não bloquear os ductos lácteos. Pressione e solte, pressione e solte. Isto não deve machucar. Se doer, a técnica pode estar errada. (Figura 2)
Ordenhe um seio por pelo menos 3-5 minutos até que o leite flua lentamente, então ordenhe o outro lado; e repita em ambos os lados.
Ordenhar leite do seio adequadamente leva mais ou menos 20-30 minutos, em cada mama.

ana_beatriz_Como_ordenhar_o_leite_materno_28_03_2017_02

Após a coleta do leite em recipiente de vidro (previamente esterilizado em banho-maria), armazená-lo em geladeira por até 24 horas ou em congelador por até 15 dias.

Para descongelar também use banho-maria, sem ferver, e agite bem antes de oferecer ao bebê, na temperatura adequada. Lembre que nunca pode recongelar o leite.

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade