PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
De onde vem a água?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
De onde vem a água?

De onde vem a água?

29/09/2015
  5180   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

de-onde-vem-a-chuva
Seu filho já lhe perguntou sobre a origem da água fresquinha e gostosa que nos beneficia diariamente? Para ajuda-lo a responder a essa pergunta, elaboramos um artigo completo sobre este tema!

A água sem sombra de dúvidas é uma das coisas mais sagradas que o ser humano tem, pois sem ela, nem mesmo viver poderíamos, visto que o nosso próprio corpo é constituído de mais de 70% de água. Precisamos da água para o cultivo de animais e plantio, para tomarmos banho, escovarmos os dentes, fazermos aquela sopa deliciosa de fim de semana e também na preparação de outros líquidos, entre muitas outras coisas. A beleza da água também é algo indescritível; sem cor, sem cheiro, sem gosto e que tudo cura e tudo purifica. Porém, apesar de vivermos o tempo inteiro em contato com essa substância, muitas vezes nem sabemos responder sobre a procedência dela. Se seu filho já lhe perguntou sobre a origem da água e você por desconhecimento não soube responder a essa pergunta, continue lendo este artigo e entenda, de forma prática, como a água é formada e distribuída.

Você já imaginou se abrisse a torneira e não saísse nada? Com certeza seria um momento de frustração e pânico para a grande maioria das pessoas. A água percorre longos caminhos desde os grandes reservatórios onde é instalada, passando por uma extensa rede de encanamentos até alcançar sua torneira. Mas, antes de entender o processo mecânico de transporte de água, vamos nos aprofundar um pouco mais na natureza da coisa. Toda a água concentrada no planeta é um resultado de uma constante transformação. A água possui três estados: sólido, líquido e gasoso. Essas transições da água sustentam isoladamente a manutenção da vida da Terra, o chamado ciclo hidrológico. Acredita-se que cerca de 25% das águas provindas das chuvas é interceptada pelas copas de árvores, enquanto o restante desce e infiltra-se na superfície do solo. Apenas 1% dessa água toda é retida para atuar na formação de matéria orgânica e, o restante, atinge mares diretamente ou através de rios.

Mas, como a água chega em minha torneira? A água é retirada da natureza e transportada dos grandes mananciais ou represas para as diversas estações de tratamento por meio de grandes tubos chamados de adutoras. Ao chegar na estação de tratamento, a água é então tratada e purificada. Após isso, ela é conduzida até as caixas d’água dos reservatórios que atuam no abastecimento da cidade. O tratamento da água é inquestionavelmente importante para nós seres humanos e uma água mal tratada pode trazer graves danos de contaminação a uma população inteira. As estações de tratamento de água fazem toda a adequação da água para o nosso consumo, visto que ela ainda é imprópria para consumo quando é retirada dos mananciais.

Agora, você já sabe! Na próxima vez que seu filho perguntar-lhe sobre a água, aproveite sua curiosidade para dar-lhe uma verdadeira aula sobre o meio ambiente. Lembre-se de que quanto mais cedo seus filhos conscientizarem-se sobre o papel da água e, principalmente, de sua manutenção em nossas vidas, mais estaremos contribuindo para um futuro mais verde e abundante para eles. Por isso, não basta explicar somente sua procedência mecânica, mas sua origem e essência, que nos mantém vivos até hoje e é a fonte principal de manutenção da vida de tudo o que conhecemos em nosso planeta.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade