PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
De onde vem a areia da praia?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
De onde vem a areia da praia?

De onde vem a areia da praia?

09/03/2015
  1419   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Toda criança pergunta. E você está preparado para quando for sua vez de responder? Venha conferir nossas dicas que o vão ajudar a dar a resposta certa na hora certa!

 A pergunta chega de mansinho quando a criança está olhando para a areia que cai por entre seus dedos e com ar divertido e pensador lança o desafio para o adulto. Ou pode também chegar de rompante, ao construir seus castelos na praia, entre risadas e salpicos de água: De onde vem a areia? Então você descobre que está na hora de entrar em ação seu lado de cientista que vai dar a explicação certa na hora certa.

O que devo falar?

Antes de saber o que deve falar para a criança, vou dizer o que você precisa saber: a areia vem das rochas. Forma-se com ajuda de fenómenos atmosféricos, como a chuva e o vento. Estes ao baterem nas rochas grandes, vão fazendo com que estas se partam cada vez em pedaços mais pequenos, até ficarem em areia. Anos após anos ela vai se depositando e por isso temos tantas praias com areia. Agora chegou sua vez de falar isso mesmo à criança. Claro que vai contar tudo direitinho e ela vai entender. Quer ver como? Você pega numa bolacha e faz a criança esfarelar a bolacha, com os dedos, com os dentes, a roçar uma na outra. Está a ver seu pequeno cientista a fazer sujeira? Pois bem, veja assim, ele está a aprender de forma prática, assim como fazem os grandes cientistas no laboratório. Depois você só tem que explicar para ele que a bolacha é a rocha gigante que vai se transformando em areia com o passar do tempo. Viu como fica fácil?

Areia de várias cores

É verdade que pode comprar ou pintar areia e ter assim areia de várias cores… mas a própria natureza encarrega-se de pintar alguma areia para nós. Existe areia preta, dourada, branca… faça um percurso com seu filho pela praia e descubra pequenos grãos de areia de cores diferentes, ou então em praias diferentes poderá encontrar areia de cor diferente. Opte por aquilo que for mais prático para si, ou então use uma bolacha de chocolate para explicar que rochas diferentes originam cores de areia diferente.

Mas acima de tudo aproveite as pequenas curiosidades da sua criança para estimular nela a imaginação, a pesquisa de respostas, o seu espírito de cientista ou de aventureiro. Verá que isso fará milagres quando ela já tiver que ir para a escola. Uma pergunta é mais um passo no caminho do conhecimento e na descoberta de novos mundos.

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade