PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5): um ato de amor
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5): um ato de amor

Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5): um ato de amor

19/05/2020
  1915   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Historicamente a partir V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, ocorrido em setembro de 2010, onde se agregou outros países  foi proposto que o dia 19 de maio de cada ano fosse comemorado o dia Nacional de Doação de Leite Humano. Posteriormente, tivemos a criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, nesta mesma data.

Na atualidade o Brasil é o líder mundial no desenvolvimento do banco de leite por possuir a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do mundo. Por isso também é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países neste setor.

Como doar o leite humano

Para doar, a mulher deve ser saudável e não tomar medicamentos que contraindiquem a amamentação. Uma vez doado, o leite será avaliado por meio  de testes laboratoriais. Depois, será selecionado com base nos resultados destes exames e armazenado. Somente, após todo este processo poderá ser  liberado e  irá beneficiar inúmeros bebês que nasceram prematuros ou estão internados nas Unidades Intensivas Neonatais.

Não há dúvidas quanto os benefícios do leite materno, o ouro branco para nossas crianças. Quando nos referimos  a estes pequenos guerreiros, em especial aqueles  que nasceram com peso abaixo de 1500 gramas, poucos mililitros de leite humano terão importante impacto na imunidade e sobrevida.

No Município de São Paulo existe um programa de coleta domiciliar. Para tanto deve ser feito um cadastro e seguir as orientações de coleta. O processo incluir a visita de uma ambulância à residência das doadoras e este leite será disponibilizado para os berçários de alta complexidade do municipal.

Esperamos que nesta data comemorativa, aproveitamos para conscientizar e incentivar a doação do leite materno que contribuirá para salvar vidas de milhares de bebês.

Saiba mais:

Amamentação durante a pandemia de Covid-19

Dra. Márcia de Freitas

Dra. Márcia de Freitas

Dra. Márcia de Freitas é médica pediatra, neonatologista e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é pediatra do Ambulatório de Puericultura do Instituto PENSI.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.