PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Em tempos de Covid-19, um Cesto de Tesouros
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Em tempos de Covid-19, um Cesto de Tesouros

Em tempos de Covid-19, um Cesto de Tesouros

16/06/2020
  202   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Estamos em tempos de Covid-19. Tempos de ficar em casa, isolados socialmente. Tempos que convidam a ficar com os filhos, de cuidar deles e da casa em que todos moram. Aproveitemos essa oportunidade, para oferecer a eles uma brincadeira que lhes dá muito gosto, sobretudo se são crianças pequenas, com idade entre seis meses e dois anos. Trata-se de montar um cesto de tesouros para eles brincarem.

No YouTube há muitos vídeos sobre cesto de tesouros. Cito dois, apenas como sugestão: https://youtu.be/8NdT98ZB9ws  ou  https://youtu.be/T-qZDvb5Ff4, lá vocês encontrarão sugestões dos objetos que podem ser postos no cesto de tesouros.

Ao fazer essa brincadeira, verá o quanto as crianças gostam, sozinhas ou com seus irmãos ou amigos, de brincarem, de explorarem os materiais e os conhecerem. Por meio do cesto de tesouros, eles podem exercitar ludicamente seus órgãos de sentido (os olhos, os ouvidos, o nariz, a boca) e sua motricidade (as mãos, os pés e todo o corpo).

Enquanto isso, sempre tomando cuidado para que seus filhos estejam em segurança, vocês podem cuidar da casa e, igualmente, cuidarem de si mesmos. Quem sabe, assim, possamos descobrir que se isolar pode ser também um tempo de se conhecer melhor, de – em retiro – aprender a apreciar a vida, a nossa e a de todo mundo, mesmo em tempos de tanta provação.

Saiba mais:

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Lino de Macedo

Lino de Macedo

Professor Emérito do Instituto de Psicologia (USP), assessor pedagógico do Instituto PENSI, integrante da Cátedra de Educação Básica do IEA (USP), membro da Academia Paulista de Psicologia e do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade