PESQUISAR
Um curioso estudo publicado na edição de novembro de 2018 da revista Pediatrics examina a precisão de uma ferramenta de 12 itens que poderia ser usada por médicos para identificar adolescentes que provavelmente começarão a fumar tabaco no próximo ano.
O estudo, “Uma Ferramenta para Identificar Adolescentes em Risco de Iniciação ao Tabagismo”, reduziu variáveis para desenvolver a ferramenta depois de analisar dados de um estudo que acompanhou quase 1300 estudantes da área de Montreal de 12 a 13 anos de idade entre de 1999 e 2005.
Os dados do questionário de autorrelato foram coletados a cada três meses durante cada ano letivo de 10 meses. As variáveis que serviram como preditores para a primeira inalação de fumaça de cigarro incluíram hábitos de fumar tabaco da família e amigos; fatores de estilo de vida; traços de personalidade; e saúde mental. O estudo não mediu o uso de cigarros eletrônicos.
Os autores propõem que os médicos usem essa ferramenta para identificar os adolescentes que precisam de aconselhamento para evitar essa primeira tragada, o que poderia prever um curso de longo prazo de fumar tabaco com consequências letais.
Esta ferramenta de predição pode ser interessante, mas acredito que conversas de conscientização da criança e do adolescente podem funcionar melhor.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Pediatrics, November 2018
“A Tool to Identify Adolescents at Risk of Cigarette Smoking Initiation”
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias.