PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Como saber se os adolescentes vão fumar tabaco?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Como saber se os adolescentes vão fumar tabaco?

Como saber se os adolescentes vão fumar tabaco?

19/02/2019
  1118   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Existe uma grande quantidade de evidências sobre os males causados pelo tabagismo e pais podem estar preocupados em saber se seus filhos irão fumar


Um curioso estudo publicado na edição de novembro de 2018 da revista Pediatrics examina a precisão de uma ferramenta de 12 itens que poderia ser usada por médicos para identificar adolescentes que provavelmente começarão a fumar tabaco no próximo ano.

O estudo, “Uma Ferramenta para Identificar Adolescentes em Risco de Iniciação ao Tabagismo”, reduziu variáveis ​​para desenvolver a ferramenta depois de analisar dados de um estudo que acompanhou quase 1300 estudantes da área de Montreal de 12 a 13 anos de idade entre de 1999 e 2005.

Os dados do questionário de autorrelato foram coletados a cada três meses durante cada ano letivo de 10 meses. As variáveis ​​que serviram como preditores para a primeira inalação de fumaça de cigarro incluíram hábitos de fumar tabaco da família e amigos; fatores de estilo de vida; traços de personalidade; e saúde mental. O estudo não mediu o uso de cigarros eletrônicos.

Os autores propõem que os médicos usem essa ferramenta para identificar os adolescentes que precisam de aconselhamento para evitar essa primeira tragada, o que poderia prever um curso de longo prazo de fumar tabaco com consequências letais.

Esta ferramenta de predição pode ser interessante, mas acredito que conversas de conscientização da criança e do adolescente podem funcionar melhor.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics, November 2018

“A Tool to Identify Adolescents at Risk of Cigarette Smoking Initiation”

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias.

Instituto PENSI

Instituto PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade