PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Início da Campanha de Vacina 2018. Leve seu filho!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Início da Campanha de Vacina 2018. Leve seu filho!

Início da Campanha de Vacina 2018. Leve seu filho!

04/08/2018
  575   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Dados divulgados pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as taxas de vacinação aumentam no mundo, mas caem no Brasil há três anos, como estamos alertando neste Blog há alguns anos. Vamos aproveitar novamente este espaço para divulgar a campanha nacional de vacinação de pólio e sarampo que ocorre em agosto.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo vai antecipar o início da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite para o próximo sábado, dia 4, quando cerca de 4 mil postos de imunização fixos e outros 300 volantes estarão abertos. O mutirão tem como foco crianças com mais de 1 ano e menores de 5 anos e vai ocorrer entre os dias 6 e 31 de agosto. A meta é vacinar mais de 11,2 milhões de crianças em todo o País.

O Estado de São Paulo vai fazer um levantamento no segundo semestre deste ano para avaliar os motivos que levaram à diminuição da cobertura vacinal na região. Dados divulgados pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as taxas de vacinação aumentam no mundo, mas caem no Brasil há três anos.

O Ministério da Saúde anunciou que o número de casos confirmados de sarampo no País em 2018 chegou a 822. Balanço do dia 18 de julho indicava 667 ocorrências. Foram registrados cinco óbitos e o Estado do Amazonas lidera o número de casos (519). O levantamento foi fechado no dia 25 de julho.

O balanço foi apresentado durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. No País, há ainda 3.831 casos de sarampo em investigação. Depois do Amazonas, o Estado com mais casos é Roraima, com 272 registros. Segundo o ministério, também foram confirmados casos da doença em São Paulo, Rondônia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará. Dos cinco óbitos, quatro foram em Roraima, sendo três de estrangeiros, e um no Amazonas.

Em junho, o Ministério da Saúde fez um alerta sobre o risco de retorno da poliomielite em ao menos 312 cidades brasileiras, das quais 44 estão no Estado de São Paulo, com base na baixa cobertura vacinal registrada nesses locais – que não chegou a 50%, quando a meta é 95%. Em 2017, pelo menos 800 mil crianças estavam sem o esquema completo de vacinação, composto por três doses do imunizante.

Com esta preocupação em mente, as creches municipais de São Paulo passarão a fazer o acompanhamento da carteirinha de vacinação dos alunos de até 6 anos, exigindo o documento duas vezes por ano e não mais só no momento da matrícula. As Secretarias de Educação e de Saúde, além da Assistência Social, lançaram no início de agosto, o Plano Municipal da Primeira Infância, que visa a melhorar o acompanhamento da vacinação e da saúde infantil. A exigência começa neste mês. Segundo o secretário de Educação, Alexandre Schneider, quem estiver sem vacinação em dia será orientado a procurar a rede de saúde, mas não perderá a vaga. “Além disso, vamos criar um cadastro único para as crianças”.

Dessa forma, as escolas poderão acompanhar as informações de saúde dos alunos, e fazer orientações pertinentes aos pais, enquanto as redes de saúde e assistência social terão informações compartilhadas.

Acredito que esta seja uma estratégia campeã, e de demonstração de funcionamento em rede do atendimento global da criança. A creche ajudando as UBS no papel de prevenção de doenças e promoção de saúde. Parabéns aos governantes que puseram isto em prática.

Saiba mais sobre vacinas:

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,carteira-de-vacinacao-sera-exigida-2-vezes-ao-ano-em-creches-de-sp,70002424548

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,sobe-para-822-o-numero-de-casos-confirmados-de-sarampo-no-pais,70002423695

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade