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Preparando o início das aulas da criança e jovem autista
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Preparando o início das aulas da criança e jovem autista

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25/01/2019
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Chegando ao final das férias, as crianças começam a se preparar para o início das aulas. Recentemente li um artigo que falava das voltas às aulas do ponto de vista da criança e adolescente autistas.

Para mim, as maiores fontes de desconforto foram surpresas e mudanças súbitas nas rotinas. Portanto, sugiro:

1- Se o novo ano escolar envolver levantar-se mais cedo do que tem sido durante as férias de verão, pode ser útil que isso seja feito gradualmente bem antes do início das aulas. Também pode ser útil introduzir o ritmo das refeições que estarão em vigor durante o ano letivo;

2- Se a criança tiver que usar uniformes ou usará roupas diferentes do que ele ou ela fez durante as férias, pode ser útil colocar isso em prática alguns dias antes da hora;

3- Se os irmãos também estiverem voltando para a escola, pode ser útil preparar-se para mudanças que acontecerão na rotina da família;

4- Em geral é difícil mudar de férias para a escola. Se a lição de casa estiver envolvida, pode ser útil obter as tarefas com antecedência e trabalhar com este material antes do início da escola, para que haja menos, e esperamos que não, lição de casa durante a primeira semana. Se possível, pode ajudar na transição se a criança puder sair mais cedo durante a primeira semana;

5- Se a criança for para uma nova escola, ou uma nova sala na escola antiga, pode ser importante ver isso antes do início do período letivo. Esta sala deve ser examinada quanto a possíveis violações sensoriais (por exemplo, portas rangendo, luzes que podem estar piscando, ventiladores que podem estar funcionando em segundo plano, eco ou odores incomuns);

6- Se houver disponibilidade de informações sobre a programação da criança para o próximo ano, talvez seja melhor saber disso antes do início das aulas;

7- Se houver um novo professor, este será, naturalmente, um ajuste considerável. Obviamente, seria útil encontrar esse professor apenas com a criança e a família antes do início da escola. Para ter uma noção das expectativas, seria útil conhecer as regras desse professor da forma mais explícita possível antes do início das aulas;

8- Se uma criança estiver em uma turma grande e nova, aprender novos nomes e rostos pode ser difícil. Se as fotos estiverem disponíveis, elas podem ser úteis. Se não, talvez o professor, pai ou assistente possa ensinar à criança o nome de um novo aluno a cada dia;

9- Se novos assuntos começarem neste ano, um aviso prévio sobre o que essa classe envolve é essencial, e é importante procurar por problemas. Por exemplo, “na minha aula de música, eu não conseguia entender as palavras que os outros alunos estavam cantando”.Novas aulas também podem envolver possíveis violações sensoriais;

10- Dizer que “Tudo vai ficar bem” pode soar reconfortante para a pessoa que o diz, mas aqueles de nós no espectro provavelmente ficarão muito desapontados ou muito céticos quanto a essa afirmação. Esse tipo de “otimismo imprudente e irresponsável” só serve para reduzir a capacidade de confiar na pessoa dizendo isso.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal.

Leia mais artigos no blog do Hospital Infantil Sabará:

Fonte: adaptado de “Back to School Issues for Children on the Autism Spectrum” Cheretta Clerkley

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

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