PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Instituto PENSI, criando um Think Tank de Saúde Infantil
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Instituto PENSI, criando um Think Tank de Saúde Infantil

Instituto PENSI, criando um Think Tank de Saúde Infantil

31/10/2019
  172   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em 2012, resolvemos separar o então Centro de Estudos do Hospital Sabará para criamos um Centro de Pesquisa e Estudos (atual Instituto PENSI) para que fosse o responsável pela realização operacional do propósito da então jovem Fundação Hospital Sabará, naquela época com pouco mais de um ano.

Curiosamente o nome dado (PENSI) é um anagrama do que pretendemos fazer 7 anos depois, um Think Tank. Think, do inglês, pode ser traduzido como ‘pensar’; já a palavra tank significa ‘tanque’, ‘reservatório’; logo o termo Think Tank pode ser traduzido como ‘grupo de reflexão’.

Um Think Tank, ou “laboratório de ideias”, é uma instituição ou grupo de especialistas cuja função é a reflexão intelectual sobre assuntos de política social, estratégia política, economia, assuntos militares, tecnologia ou de cultura. De acordo com o escritor norte-americano Paul Dickson (1972), Think Tanks podem ser chamados de fábricas de ideias. O 2017 Global Go To Index Report considera Think Tanks como “organizações de análise e compromisso de pesquisa sobre políticas públicas”.

Hoje, acreditamos que o nosso complexo corporativo formado pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Instituto PENSI e pelo Hospital Infantil Sabará deve funcionar como um centro gerador de ideias em saúde infantil (Think Tank). Dessa forma, estarão convidados todos os profissionais que passam pela instituição e que queiram e possam colaborar em pensar a saúde infantil em seus mais diversos aspectos.

O Instituto PENSI será o organizador desta ideia e sua ação estruturante já se dá com a parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), onde temos um Grupo de Estudos de Saúde Infantil, que está mapeando os agravos de várias doenças no município de São Paulo.

Temos outros grupos de estudos sendo formados para discussão de bioética com pós-doutores em Sociologia, Filosofia e Filantropia. A ideia é ter outros grupos em economia da saúde, políticas publicas em saúde, violência, e muitas outras coisas além das doenças propriamente ditas. Essa estratégia faz parte do alinhamento à definição de doença definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS): “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades”.

É nisso que acreditamos: na visão holística da medicina e da ciência. Dessa forma, caminharemos sem deixar de seguir a trilha da pesquisa clínica e translacional utilizando nossos profissionais e todos aqueles que quiserem se juntar a nós. Também focaremos no ensino dos profissionais da saúde e dos leigos, para que possamos cumprir a nossa missão e sobretudo o nosso propósito: “Uma infância saudável para uma sociedade melhor”.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade