PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Maneiras simples de entreter e impulsionar o desenvolvimento do seu bebê em casa
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Maneiras simples de entreter e impulsionar o desenvolvimento do seu bebê em casa

Maneiras simples de entreter e impulsionar o desenvolvimento do seu bebê em casa

29/05/2020
  980   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Durante o distanciamento social para retardar a disseminação da Covid-19, você pode procurar novas maneiras de divertir e brincar com seu bebê ou filho pequeno. Felizmente, tudo o que você precisa é atenção e alguns utensílios domésticos básicos. Experimente essas atividades testadas pelo tempo, sugeridas por idade, e deixe a diversão acontecer!

  1. Recém-nascido até 3 meses
  • Jogo de marionetes. Faça um fantoche de mão usando uma meia. Mova-o para cima, para baixo, para frente e para trás onde seu bebê possa vê-lo, fazendo uma dança boba e cantando canções. Você pode até fazer o boneco lhe dar beijos!
  • Dance suavemente. Com o bebê posicionado sobre o ombro. Ele vai gostar do movimento e, ao mesmo tempo, aprenderá a tolerar a leve pressão contra a barriga.
  • Bata um bolo. Segure as mãos do seu bebê e bata-as suavemente juntas para jogar um jogo de bata um bolo: batendo palinha, e cantando a música de fazer o bolo.
  • Não posso sorrir sem você. Deite-se no chão, de bruços, de frente para o seu bebê. Tente fazê-lo sorrir colocando a língua para fora, sorrindo para ele e fazendo outras caretas. Você pode até ouvir a primeira risadinha do seu bebê!

 

  1. 4 a 6 meses
  • Jogo porquinho. Segure o pé do bebê e mexa cada dedo do pé enquanto ensina o poema clássico “este porquinho” de uma maneira animada e cantada. Não se esqueça de fazer cócegas no seu bebê no final!
  1. Este porquinho foi ao mercado (dedão do pé)
  2. Este porquinho ficou em casa (segundo dedo do pé)
  3. Este porquinho tinha carne assada (terceiro dedo do pé)
  4. Este porquinho não tinha nenhum (quarto dedo do pé)
  5. E este porquinho ficou pequenino até o fim (dedo mindinho)
  • Upa upa cavalinho. Sente-se no chão com o bebê sentado nos joelhos levantados. Enquanto o segura, mova lentamente as pernas de um lado para o outro e cante “Upa upa cavalinho.” https://www.youtube.com/watch?v=Fn9adh4HWUU
  • Segure o bebê com firmeza, de bruços no peito. Balance seu corpo de um lado para o outro e cante uma música como “rema, rema, remador”. https://www.youtube.com/watch?v=ZBUXEQpRCSQ
  • Empilhando bloquinhos caseiros. Colete caixas de leite de diferentes tamanhos, caixas pequenas e rolos de papel higiênico. Encha cada um com jornal ou papel de seda. Dobre as extremidades para baixo para criar blocos e cilindros e feche-as com fita adesiva. Use uma variedade de cores divertidas de papel contacto ou fita adesiva para cobrir cada bloco.
  • Queda livre. Empilhe alguns blocos e incentive seu bebê a bater e alcançá-los. A maioria das crianças gosta de ver e ouvir os blocos caindo no chão!
  1. 7 a 9 meses
  • Me faça voar até a lua. Cuidadosamente, levante seu bebê sobre sua cabeça e desça enquanto toca ou canta uma música como: “voar, voar!”. Se seu filho parecer medroso, mova-se mais devagar e fale com uma voz calma e suave. https://www.youtube.com/watch?v=CIEuRvxUmP4
  • Te vejo mais tarde Jacaré. Com o bebê sentado à sua frente, esconda um chocalho debaixo de um cobertor ou nas costas. Agite o chocalho enquanto o esconde e veja o que acontece. Se o seu bebê perder o interesse quando estiver escondido, revele parte do chocalho e pergunte: “Onde está o brinquedo?”
  • Se o chapéu serve. Sente-se na frente do bebê, coloque um chapéu colorido na cabeça e diga: “Olha! O chapéu está na minha cabeça. “Em seguida, remova-o e diga: “Agora o chapéu está apagado”. Em seguida, coloque o chapéu e retire-o da cabeça do seu bebê! Incentive seu bebê a pegar o chapéu para brincar mais.
  • A dança da cadeira. Sente seu bebê no colo, sentado ou de barriga para baixo, e levante suavemente as pernas para cima e para baixo. Para mais diversão, faça isso enquanto estiver usando uma cadeira de balanço!

 

  1. 10 a 12 meses
  • Role a bola. Coloque seu bebê de pé no chão, com as pernas separadas apenas o suficiente para colocar uma bola de tamanho médio entre elas. Mostre ao seu bebê como rolar a bola em sua direção e depois role-a para trás. Continue se revezando.
  • Marchando em frente. Enquanto está sentado, coloque seu bebê nas coxas. Segure os quadris do bebê e faça movimentos de passo lentamente, movendo as pernas para cima e para baixo, um lado de cada vez. Cante sua música favorita.
  • Você ilumina minha vida. Acenda uma lanterna na parede. Quando o bebê vir a luz, mova-a lentamente de um lado da sala para o outro e para cima e para baixo para incentivar o rastreamento visual.
  • Brinquedo caseiro: Tamborzinho. Cubra uma caixa de cereal ou lata de leite com papel colorido para contato e use colheres de bebê de plástico como baquetas. (Ou, simplesmente de ao seu filho uma panela e uma pequena colher de pau). Mostre ao seu bebê diferentes maneiras de tocar um tambor usando as palmas das mãos, as pontas dos dedos ou uma colher de bebê. Veja se seu bebê pode imitar você.

 

  1. 12-24 meses.
  • O grande aperto. Pegue esponjas de cozinha coloridas e corte-as em tamanhos e formas divertidas para caber na mão do seu filho na hora do banho. Mostre ao seu filho pequeno como afundar uma esponja debaixo d’água, observe-a encher, segure-a e aperte a água.
  • Brinquedo caseiro: pandeiro. Prenda com fita adesiva duas placas de papel robustas firmemente até a metade, usando fita adesiva colorida. Encha o pandeiro até a metade do cereal seco, prenda os pratos de papel pelo resto do caminho e agite! Sr. Pandeiro. Mostre ao seu filho como agitar e toque em um pandeiro para fazer barulho. Adicione outras maneiras, como bater no quadril, na cabeça e em várias direções.
  • Diferenças. Mostre ao seu bebê como pressionar números em um telefone de teclas ou discar em um modelo antigo. Cole diferentes texturas de tecido na parte inferior de cada seção de uma caixa de ovos ou bandeja de gelo antiga. Deixe seu filho sentir as várias texturas.

Você tem o conhecimento e as ferramentas para tornar a brincadeira uma parte divertida e estimulante da rotina diária do seu bebê. Mantenha as coisas simples, seja flexível e faça o que funciona para você e seu filho.

Fonte: Adaptado de Retro Baby (Copyright © 2013 Academia Americana de Pediatria)

Saiba mais:

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade