PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que são as estrelas?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que são as estrelas?

O que são as estrelas?

23/03/2015
  4761   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

estrelas

Quando assim quase que do nada aparece a pergunta: o que são as estrelas, você tem que estar preparado para a resposta. Venha descobrir como sair dessa.

 É tão giro ver a criança a crescer. Às vezes quase só nos apercebemos que o tempo passa quando vem mais uma daquelas perguntas que nos faz ficar a pensar. O que são as estrelas é uma dessas perguntas. Já lhe aconteceu? Se sim, veja a resposta que poderá dar, se não, prepare-se pois pode demorar menos do que você espera.

O que são as estrelas?

Lá vem o pequeno perguntador com mais uma das suas dúvidas existenciais. Dessas que nos faz pensar que ele cresceu e não é mais aquele bebé que sorri com nossas parvoíces. Agora já pergunta o que quer saber e nos deixa, por vezes, sem jeito para responder. As estrelas estimulam a curiosidade e o sonho da criança. Deixe esse sonho crescer com ela, uma criança que sonha será um adulto mais feliz. Quando chegar sua vez de responder ao que são estrelas diga simplesmente que são bolas gigantes de fogo que estão tão longe, mas mesmo tão longe que apenas vimos o seu leve brilho. Mas conte também que ela conhece uma estrela bem especial, que a aquece com seu calor e permite que as flores cresçam e os animais vivam: é o Sol, a estrela que está mais perto de nós.

O Sol é a estrela maior?

Na hora que você falar no Sol, vai quase que surgir esta pergunta, ou, se a criança ainda é muito pequena, sairá mais tarde, mas uma coisa é certa, você terá que responder. Como? – O Sol não é a estrela maior, é apenas a que está mais longe. Depois coloque-se em frente da criança, aí a uns dois metros de distância e peça para ela medir você com seus dedos ou braços. Ela deverá abrir os dedos ou braços frente aos seus olhinhos de curioso até que você fique entre eles. Depois peça para a criança fechar os olhos e afaste-se uns metros. Ela abre os olhos, vê você mais longe e deverá ajustar seus braços, ou dedos para lhe dizer qual seu tamanho agora. Seus dedos vão fechar-se um pouco. Aí você aproveita e explica para ela que tal como você parece mais pequeno quando está longe, o mesmo acontece às estrelas. O Sol, porque está perto, parece grande e nós sentimos que é quente. As outras estrelas também são assim como o Sol, só que estão mais longe, logo parecem mais pequenas. Se quiser, ainda poderá estimular mais a criança perguntando a cor das estrelas… mas essa conversa fica para outro dia. Até lá, conte sua experiência para nós. Queremos saber quão curiosa é sua criança.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade