PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Os cuidados com os produtos de limpeza
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Os cuidados com os produtos de limpeza

Os cuidados com os produtos de limpeza

21/05/2013
  1231   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Fique por dentro das maneiras de prevenção para evitar a contaminação de crianças

Qualquer família com crianças pequenas passa grande parte do tempo dedicada à lavanderia. A fim de permanecer um passo à frente, os pais precisam se certificar de que a curiosidade dos filhos quanto aos produtos de limpeza que ficam nessa área não vai causar uma lesão.

Leia sobre isto para ajudar a protegê-los, assim como todos os membros da família contra os perigos na lavanderia.

Produtos da lavanderia

Os pais precisam prestar atenção à forma como eles armazenam os produtos na lavanderia antes, durante e após o uso. Guarde-os nas embalagens originais com a etiqueta intacta.

• Leia e siga todas as instruções no rótulo do produto. Saiba onde as informações de segurança estão localizadas na etiqueta e o que fazer no caso da ocorrência de uma lesão;

• Nunca combine detergente com amoníaco ou outros produtos de limpeza doméstica, pois algumas misturas químicas podem liberar gases irritantes ou perigosos;

• Sempre colocar produtos a distância e em um local seguro após o uso, fora do alcance de crianças e de animais de estimação. Considere armazená-los em um armário trancado e alto. Não guarde os produtos de limpeza em cima da máquina de lavar e secar roupa;

• Se um recipiente de produtos está vazio, jogue-o fora da maneira correta. Não reutilize baldes ou garrafas de detergente para outros usos;

• Limpar todos os derramamentos e lavar de imediato as mãos e todos os itens que você usa para medir os produtos;

• Feche e tranque a porta da lavanderia quando terminar os afazeres. Assim, as crianças curiosas não conseguem entrar;

• Preste atenção especial aos frascos de spray. Eles são uma fonte comum de exposição às soluções de limpeza e devem ser mantidos fora do alcance de uma criança.

Detergente e produtos de limpeza: um aviso para os pais

Detergente de lavanderia se tornou popular pela conveniência de uso único. No entanto, há casos de crianças que o confundem com doces brilhantes, coloridos e acabam por ingeri-los.

Entre 17 de maio e 17 de junho de 2012, os Centros de Controle de Doenças (CDC) relatou 1.008 mil casos de envenenamentos por detergente.

Tal como acontece com outros produtos de limpeza, mantenha o detergente de lavanderia fora do alcance das crianças e não permita que elas o manuseiem. Mesmo com apenas uma pequena quantidade do gel ou do pó, ele pode causar respiração grave, problemas de estômago ou irritação nos olhos.

Verifique se a criança compreende que esses produtos não são doces e que não devem consumi-los.

Lavadora e secadora

Para evitar lesões de lavadoras e secadoras, tente:

• Utilizar travas de segurança para crianças à frente de carregamento de lavadoras e secadoras para evitar que elas abram as portas enquanto as máquinas estão em uso;

• Limpar o filtro de ar após cada utilização para evitar incêndios. Fiapo é uma causa comum em ambientes domésticos;

• Não se apoiar ou permitir que crianças brinquem ou se pendurem nas portas de lavadoras e secadoras, pois isso pode fazê-las tombar;

• Faça uma regra em casa e avise que a máquina de lavar e secar roupa não são brinquedos.

A lavanderia

As crianças pequenas podem querer explorar esta “abertura misteriosa” que chamamos de tampa de lavadora. Embora conveniente para os adultos, representa um grande perigo para crianças pequenas. Assim:

• Certifique-se de que as portas de lavadora estão fora do alcance de uma criança pequena (1 metro ou mais do chão);

• Considere a instalação de travas de segurança para evitar a abertura da tampa;

• Diga aos seus filhos que a tampa da lavadora é destinada somente para roupas e que nunca se deve ir para dentro da máquina de lavar.

 Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: AAP 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Estou lembrando aqui da idade infantil: Eu mesmo já bebi detergente quando era criança e apoio totalmente textos como esse alertando principalmente os pais sobre esse perigo. As vezes, pensamos que o perigo está lá fora quando muitas vezes está dentro de casa, embaixo da pia.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade