PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Por que temos que dormir?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Por que temos que dormir?

Por que temos que dormir?

10/06/2015
  452   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

bebe-dormindo

Será que seu corpo para de funcionar quando você está dormindo? Não! Veja aqui como ele trabalha um bocado para que você acorde alegre e bem disposto na manhã seguinte!

Volta e meia, às vezes quando você menos espera, bate aquela moleza no corpo, os olhinhos ficam pesados e você mal consegue prestar atenção ao que a mamãe está dizendo, não é mesmo? É quando bate aquele soninho gostoso, que você só percebe que dormiu depois que acorda – e aí sim está bem disposto, cheio de vontade de brincar. Você já parou para pensar por que isso acontece? Você já deve ter reparado que todo mundo precisa dormir: a mamãe e o papai dormem quando chega a noite e fica tudo escuro, os cachorrinhos e os gatos passam o dia todo dando umas cochiladas e até as plantinhas, apesar de não parecerem, também descansam.

Pois é, dormir é uma questão fundamental para a saúde, para restaurar as energias e começar bem um novo ciclo de atividades. O sono faz bem para o corpo, renovando as células que o compõe, e para a mente, deixando-a mais descansada e pronta para aprender coisas novas.  Ao contrário do que parece, no entanto, enquanto dormimos não está tudo parado: dentro do nosso corpo acontece uma verdadeira revolução e o organismo trabalha mais do que nunca.

É quando o cérebro, por exemplo, organiza todas as informações que recebemos durante o dia, arquivando as memórias. Os sonhos que temos durante o período de sono fazem parte justamente desse processo – e por isso é tão comum sonharmos com os coleguinhas de escola, com o que aprendemos na sala de aula ou com a brincadeira da hora do recreio.

É durante o sono também que o corpo aproveita para economizar energia, desacelerando o ritmo cardíaco e deixando apenas as principais funções se refazendo, como a produção de hormônios como o cortisol, que controla o nível de estresse e é reciclado neste período. Quando você já é adolescente, por exemplo, vai crescer enquanto dorme porque o GH, o hormônio do crescimento, é produzido em maior quantidade nesse período. É por isso que seu irmão mais velho dorme tanto, porque o corpo precisa crescer! Da mesma forma, várias células do sistema imunológico, que defende o organismo contra várias doenças, também são mais produzidas durante o sono, por isso quem não dorme direito fica doente com mais facilidade, pegando gripes, infecções e resfriados a toda hora.

Quem não dorme bem ou não dorme o suficiente tem menos resistência às doenças. Você já deve ter percebido também que às vezes os olhos se mexem quando alguém está dormindo, isso acontece porque o sono tem 5 fases. A última delas é chamada REM (uma sigla em inglês para Rapid Eyes Moviment ou Movimento Rápido dos Olhos) e indica justamente que o organismo está ativo ainda que esteja dormindo. É também o pico da atividade cerebral e a fase em que acontecem os sonhos.

Nas etapas anteriores o sono começa leve, quando você acorda com facilidade e quando tem aquelas sensações de “estar caindo” (fase 1), fica um pouco mais pesado sem movimento dos olhos e com alguns espasmos musculares (fase 2, cerca de 50% do período), entra em sono profundo (fases 3 e 4) até finalmente alcançar a REM. É preciso dormir bem porque todas elas são necessárias para que você acorde no dia seguinte com aquela sensação de bem estar e disposição, pronto para mais um dia cheio de coisas novas.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade