PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Pra que servem os números?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Pra que servem os números?

Pra que servem os números?

04/08/2015
  422   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

pra-que-servem-os-numeros

Já parou para pensar em como seria sua vida se os números não existissem? Impossível, certo?

Entenda como surgiram e por que os números são fundamentais para a sociedade. Os números estão presentes em quase tudo em nosso cotidiano. Se você vai ao banco, se vai à padaria ou ao cinema, sempre vai ter algo que você vai precisar contar. E isso não ocorre somente quando se fala de comércio. Ao contrário, os números fazem parte de nossa identidade e de nosso desenvolvimento intelectual. Como você saberia, por exemplo, sua idade, se não fosse através dos números? Sem esses algarismos nem mesmo a ciência existiria da forma como a conhecemos hoje. Aprenda agora um pouco mais sobre a história e a utilidade desses símbolos matemáticos tão úteis para nós.

Como surgiram os números?

Os números são tão antigos quando a história da própria humanidade. Já nos tempos pré- históricos, as pessoas tinham a necessidade de quantificar enquanto estavam realizando suas atividades rotineiras como a caça ou a agricultura. O sistema numérico começou simples e foi evoluindo junto com a civilização para suprir novas necessidades, como no Antigo Egito, por exemplo. No passado, nossos ancestrais mediam a quantidade de terra e o nível do rio para fazer barragens apropriadas, controlando, assim, as enchentes do rio Nilo. Depois, contavam os dias e as horas para saber o momento certo da colheita, além de várias outras atividades.

Quanto mais a sociedades evoluía, mais frequente era o uso dos números nos novos campos de atuação do homem. Isso deixa claro que a própria vida está completamente ligada à matemática e à necessidade de quantificação do mundo ao nosso redor.

Qual a função dos números?

Como citado anteriormente, a principal função dos números é a de quantificar as coisas. Ou seja, contar o que for necessário à medida que as atividades que estão sendo realizadas exigem isso. Através dos números, você será capaz de saber quantas maçãs há dentro de uma caixa ou quantas pessoas moram em seu bairro. Para isso, são usados os números cardinais. A segunda função dos números é a de se classificar e indicar a posição de um objeto conforme uma ordem estabelecida. Assim, você é capaz de saber que Ayrton Senna chegou em primeiro lugar diversas vezes em sua carreira e que o Brasil já foi a quinta maior economia do mundo.

Para está função, são utilizados os números ordinais. Já a terceira função dos números é a de medição. Com isso, você descobre a distância entre uma cidade e outra ou quantos m² possui sua casa. A última, mas não menos importante função dos números, é a de identificar as coisas. Dessa forma, você consegue identificar um produto no mercado pelo seu código de barras, saber o CEP de sua casa ou, até mesmo, identificar-se como cidadão através do número de seu CPF e RG. Sendo assim, os números nos fornecem dados e, através da leitura correta,somos capazes de interpretar o espaço onde vivemos.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade