PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Puericultura: um check-up para o Sucesso
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Puericultura: um check-up para o Sucesso

Puericultura: um check-up para o Sucesso

09/04/2014
  3117   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

lanny

Levar a criança ao médico por conta de uma reação alérgica, uma infecção no ouvido, ou dificuldade para respirar é apenas um tipo de consulta. Muitos pais acreditam que isto é suficiente, mas o bem estar de uma criança depende de profilaxias, consultas periódicas e acompanhamento para ver o quanto a criança tem crescido e se desenvolvido. Cada vez mais, os neurocientistas dizem que o ambiente e o estímulo são muito importantes para vida futura de cada criança.

Por todos estes motivos, a puericultura também é uma oportunidade para levantar questões e preocupações sobre o desenvolvimento do seu filho, comportamento e bem-estar geral – questões que são difíceis de discutir durante as visitas de urgência. Por exemplo, os pediatras podem ajudar na discussão ​​de preocupações comuns com os pais, como: comer, dormir, ir ao banheiro, comportamentos sociais, bem como atenção e problemas de aprendizagem.

Com visitas periódicas ao médico, e não só apenas quando a criança está doente, o médico pode ajudar a sanar as preocupações mais importantes dos pais e criar uma relação de confiança que ajudará e muito no desenvolvimento saudável.

O Departamento de Pesquisa da Academia Americana de Pediatria (AAP) recentemente reuniu 20 grupos com os pais e 31 grupos com os pediatras e enfermeiros que reuniram recomendações sobre como aproveitar ao máximo uma visita ao pediatra. A partir destes encontros quatro temas surgiram:

 Os pediatras e pais compartilham o mesmo objetivo: Crianças saudáveis;

Pediatras querem a visita de puericultura para melhor atender às necessidades das crianças e suas famílias:

Pediatras são especialistas em saúde da criança, mas os pais são especialistas em seus filhos:

Uma abordagem de equipe pode desenvolver melhor saúde física, emocional e de desenvolvimento ideal para a criança.

Outro ponto que pode ajudar também é: toda vez que for a uma consulta periódica os pais podem fazer uma lista com todas as informações e questionamentos. Isso vai ajudar a manter o diálogo no campo de interesse e se concentrar nos assuntos mais importantes.

Outras ideias incluem sites de pesquisa na internet, panfletos e livros que descrevem as habilidades de desenvolvimento específicas para a idade e os problemas típicos de uma criança. Saber o que esperar torna a relação de educação mais calma (e menos assustadora).

Segundo a AAP, os pais não devem hesitar ou sentir vergonha de compartilhar questionamentos. “Como defensor mais importante do seu filho, você tem informações valiosas que irão ajudar o médico a entender melhor seu filho e sua família”.

As imunizações são o tema principal da visita além de cuidados preventivos, mas falar sobre outros temas podem ser úteis. Os pediatras também abordam segurança no lar e no parque infantil, nutrição ideal, treinamento do toalete, e as preocupações ambientais.

Muitos pais de primeira viagem como eu, não percebem que eles podem perguntar sobre toda e qualquer coisa relacionada com os cuidados de seu filho – médico ou não.

A AAP desenvolveu um conjunto de diretrizes de supervisão de saúde abrangente para puericultura, chamada Bright Futures. Sua missão é promover e melhorar a saúde, a educação e o bem-estar dos bebês, crianças, adolescentes, famílias e comunidades.

Esquema de vistas de puericultura:

As visitas podem incluir medidas físicas, histórico do paciente, exames sensoriais, avaliações comportamentais e procedimentos previstos (imunizações, mostras e outros testes) nos seguintes intervalos sugeridos:

3 e 5 dias; 1 mês;  2 meses; 4 meses; 6 meses ; 9 meses , 12 meses

15 meses; 18 meses;24 meses

30 meses. 3 anos; 4 anos

Após os quatro anos de idade o intervalo de tempo pode ser uma consulta anual que inclui exames físicos, avaliação do desenvolvimento comportamentais e de aprendizagem.

Este artigo foi apresentado na revista Crianças Saudáveis.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Healthy Children Magazine, Summer/Back to School 2009

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substitutas para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.