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Qualquer criança pode brincar e não há exceção nesta regra
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Qualquer criança pode brincar e não há exceção nesta regra

Qualquer criança pode brincar e não há exceção nesta regra

27/07/2016
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Já vi muita criança brincando e mesmo antes de o Tempojunto existir eu acreditava que a brincadeira era algo que qualquer criança poderia fazer, independentemente de seu estado ou da existência de alguma deficiência. Com o tempo, conversando com vários especialistas para o blog, constatei que minha teoria é uma verdade: a brincadeira é a atividade mais inclusiva possível para uma criança.

 

Se por um lado as crianças são as primeiras a apontar “alguma coisa diferente” que elas percebem nas outras, por outro, quando este primeiro estranhamento passa, elas também são as primeiras a esquecer o diferente e encontrar uma maneira de se relacionar – brincando – com o novo amigo. Isso acontece principalmente com os menores. Eu tendo a acreditar que é porque eles ainda não foram contaminados com nosso preconceito adulto.

 

Observando profissionais que trabalham com crianças que apresentem alguma dificuldade física ou mental, o brincar é a fonte de comunicação, de exercícios e de atividades que todos eles usam como ferramenta cotidiana. Se eles podem fazer isso, nós também podemos e devemos.

 

Com alguns cuidados e adaptações, há brincadeiras para todo mundo. Seja brincar com sons, formas e sensações. Ou brincar com os pés em lugar das mãos (com massinha por exemplo). Seja jogando bola ou empinando pipa a cadeira de rodas, ou um desenho com sombras. O mais importante é valorizar as brincadeiras possíveis, em lugar de lamentar aquelas que serão mais complicadas. Até cócegas e cantar se transformam em brincadeiras com criatividade.

 

Se seu filho se enquadra em alguma descrição acima, deixe-o brincar. Você pode começar a apoiá-lo assim:

1- Observe seu filho e que tipo de coisa ele gosta de fazer.

2- Busque brincadeiras que valorizem o que ele pode fazer. Há um número infinito de brincadeiras, mas é preciso pesquisar para sair das mais comuns.

3- Ensine a seu filho sugerir brincadeiras quando estiver com outras crianças. Às vezes, uma dificuldade inicial de integração pode surgir da falta de uma boa sugestão de brincar que todos possam participar.

4- Converse com um especialista sobre o brincar. Muitas vezes uma pequena adaptação já torna uma brincadeira acessível.

5- Deixe seu filho brincar e brincar com os irmãos, primos, amigos. Com adultos e com crianças e deixe-o também brincar sozinho. Todas as crianças precisam destes momentos.

Patrícias Camargo e Marinho

Patrícias Camargo e Marinho

Patricia Marinho, publicitária de formação, é a criadora do Tempojunto, um projeto que traz dicas de brincadeiras para serem feitas em qualquer situação. Junto com sua sócia, a jornalista Patricia Camargo, querem mostrar a importância da brincadeira para as crianças e para o vínculo afetivo positivo entre pais e filhos.

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