PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Só a arte poderá nos ajudar a nos salvar
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Só a arte poderá nos ajudar a nos salvar

Só a arte poderá nos ajudar a nos salvar

03/06/2020
  948   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Participando da Assembleia da Sociedade de Cultura Artística ouvi esta frase da artista plástica Sandra Cinto. Fiquei refletindo nela sobre o mundo infantil na quarentena e no momento atual que vivemos no Brasil. O que esperar de um país que tem um governo que menospreza a ciência, a cultura e as artes de maneira geral, não agora em tempos de exceção e de pandemia, mas que vem sistematicamente fazendo isso desde que tomou posse?

Mas, voltando à quarentena das crianças e dos adolescentes e ao mundo das artes, penso como a Sandra Cinto, e acredito que só a arte poderá nos salvar de uma coisa pior neste tempo de confinamento. A arte está em muita coisa. Na música, na literatura, no cinema, na pintura e isso, neste momento, está na nossa vida diária, e também de nossos filhos pequenos ou grandes.

Pode estar presente na cantiga de ninar que você canta para um recém-nascido, ou na música da galinha pintadinha que coloca para distrair um criança um pouco maior enquanto vai fazer um refeição ou trabalhar no “home office”, ou no rock estridente do adolescente irritado por ter que ficar em casa confinado. Li outro dia nos jornais que o acesso e venda de músicas da Galinha Pintadinha aumentaram mais de 35% neste período.

O mesmo vale para pintura ou desenho, que serve para distrair as crianças, ou para lição de casa, uma atividade que voltou a ser descoberta e ser feita em família e que, além de divertir, tem o poder de acalmar. Podemos falar o mesmo de fotografia e de vídeos. Já viu a diversão das crianças e jovens com o aplicativo Tik Tok?

No Sabará Hospital Infantil neste momento de pandemia, restringimos muito as visitas aos quartos, e com isso muitas das atividades de humanização foram suspensas. Como alternativas, nossos voluntários, nossas equipes de músicos, nossos profissionais de psicologia e de child life passaram a fazer atendimento à distância, por videoconferência e com isso procuramos várias atividades que os pais possam fazer com seus filhos enquanto estiverem internados.

Pode ser um passeio por um museu aqui de São Paulo. Você já foi ao MASP, ao MAM ou à Pinacoteca? Não? Então porque não fazê-lo de forma virtual?  Ou ouvir uma música de uma orquestra, ler uma poesia ou um livro virtual para sair da mesmice de ver um filme na TV.

Aqui estão algumas das atividades selecionadas pelos nossos profissionais do Child Life para nossos pacientes internados, mas que você pode usar para seus filhos neste período de quarentena:

Recursos para as crianças e as famílias diante da Covid19 – HIS

1 – Cursos gratuitos

2 – Ideias de atividades

3 –  Museus virtuais

4 – Música

5 – Leituras

6 – Vídeos

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade