PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dia Nacional do Voluntariado (28/08)  
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dia Nacional do Voluntariado (28/08)  

Dia Nacional do Voluntariado (28/08)  

28/08/2020
  2338   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Até poucas décadas atrás, o voluntariado era distante, algo predominante e restrito a algumas ações de grupo de idades superiores a 60 anos, grupos religiosos e ou escolares. Atualmente, esse cenário está totalmente diferente, está amplo, atingindo dos mais jovens aos mais experientes.

De acordo com as Organizações das Nações Unidas, ser voluntário é “o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.

Hoje 28 de agosto é um dia dedicado a todas essas pessoas que ajudam a melhorar o mundo, que dedicam com carinho, amor e muita empatia seu precioso tempo em prol do outro, sem receber algo em troca. Mas será mesmo que não recebemos nada em troca?! Engana-se quem pensa desta forma, pois presenciar a transformação na vida de outra pessoa é o melhor retorno que podemos ter.

Imagine o voluntariado como um “vírus”, o vírus do amor. Quando uma pessoa é contagiada, ela transmite apenas coisas boas, sentimentos como solidariedade e empatia e a partir dela, há uma transmissão de experiências boas para os mais próximos, e eles também  sentem a vontade que se irradie a inúmeras pessoas. Inicia-se então uma corrente do bem, onde buscam transformar uma vida com infinitas possibilidades e nesse processo as duas partes enchem o coração pela solidariedade e amor. A atividade voluntária busca uma sociedade mais humana e justa.

Por isso, esta data vem se tornando cada vez mais importante, porém nem todos sabem que ela existe e nem todos a comemoram. Mas a pergunta é, por que comemorar esse dia? Temos a necessidade de realizar algo? A resposta é: SIM! É necessário valorizar e reconhecer todos os esforços realizados pelo voluntário, mas principalmente fazer com que ele se sinta verdadeiramente parte da instituição em que atua. Essa valorização só é sentida no dia a dia, com a participação efetiva na composição de ideias, na construção e principalmente nos feedbacks após as ações. É importante deixar claro a transformação do trabalho dele na vida de alguém.

Esse ano em especial, pelo momento em que o mundo está vivendo, as ações voluntárias em sua maioria foram paralisadas, mas a solidariedade aflorou ainda mais nas pessoas. Formas de trabalho tiveram que ser reinventadas para que essa solidariedade chegasse a quem mais necessita. Ainda bem que hoje temos a tecnologia que nos auxilia a aproximar as pessoas e a realizar o trabalho com qualidade e comprometimento.

Nossa comemoração também será diferente. Não teremos os abraços, os olhares, aqueles lanches deliciosos, mas isso não impedirá de festejarmos este dia e demonstrar o quão importante os mais de cem voluntários que atuam no Sabará Hospital Infantil são, não só para as crianças que estão morrendo de saudades, mas para todos os cuidadores, gestores e diretores.

Admiramos e reconhecemos todos os esforços dos voluntários e que essa gratidão não seja comemorada apenas hoje, mas sim por todos os dias vividos no Programa de Voluntariado Sabará.

Vamos fazer este dia valer a pena e não ser somente uma data comemorativa no calendário entre outras centenas de datas que passam quase sempre despercebidas no decorrer do tempo.

Parabéns queridos voluntários, com toda certeza vocês são a diferença no mundo! Gratidão por escolherem o Sabará Hospital Infantil como uma parte integrante da sua família.

Equipe do Programa de Voluntariado Sabará.

Leia também: Gerenciamento de voluntários em tempos de isolamento social

Caroline Sanches

Caroline Sanches

Coordenadora do programa de Voluntariado do Instituto PENSI no Sabará Hospital Infantil

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Reinaldo Nascimento disse:

    Querida Caroline,
    Parabéns pela escrita e principalmente por toda a sua dedicação ao trabalho voluntário. Quem te conhece reconhece estas palavras!!!
    Um abraço muito forte!

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.