PESQUISAR
O isolamento social colocou o Programa de Voluntariado do Instituto PENSI a prova de desafios esmagadores e períodos tão obscuros e incertos, porém, nunca ouvimos e colocamos em prática tanto a palavra resiliência como durante a pandemia.
A pandemia estimulou a filantropia e os trabalhos voluntários e despertou a consciência de solidariedade e de empatia no meio deste caos mundial que vivemos. Valores foram mudados ou reconstruídos, houve uma mudança comportamental de parte significante da população.
Os programas de voluntariados foram paralisados temporariamente, os trabalhos foram adequados a nova realidade. E hoje, se temos um significado para a palavra resiliência, esse significado seria voluntariado.
Mesmo com a paralização temporária no início da quarentena, os voluntários foram o olhar de esperança em meio ao caos para tentar minimizar a desigualdade social, onde muitos perderam empregos, casas, e o número alarmante de pessoas passando fome, famílias vivendo abaixo da linha de pobreza. E graças aos milhares de voluntários dispostos a ajudar, os trabalhos foram intensificados e milhares de famílias conseguiram sobreviver com o mínimo de dignidade.
Durante esse período, aprendemos que ajudar é fácil, mas entender como essa ajuda deverá ser realizada é difícil, precisamos perceber qual era a real necessidade das pessoas que seriam ajudadas.
A solidariedade e a gentileza ajudaram a enfrentar o caos, mas também foi essencial o olhar integrado sobre a responsabilidade social, olhar para o lado, sair do casulo e perceber que em sua volta existe uma outra realidade que você pode sim fazer a diferença.
Em um cenário tão triste, vimos que o número de interessados fazer trabalho voluntario explodiu.
Engana-se quem pensa que o trabalho voluntário ajuda apenas a pessoa que está sendo ajudada. Ser voluntario é uma transformação pessoal, é uma mudança individual, e essa mudança se espalha pelo meio em que vive.
E, nesse dia 28 de agosto, data que estamos comemorando o Dia Nacional do Voluntariado, olhamos para trás e vemos o quão resilientes fomos durante essa pandemia. Nos adequamos as novas formas de interação, as novas formas de ajudar, fomos pacientes, demonstramos amor e carinho mesmo muitas vezes a distância. A maior prova de amor e afeto.
Ser voluntário é saber que suas ações impactam na vida de outras pessoas e com a somatória de esforços potencializam os resultados. Ser voluntário é saber que todo mundo faz parte da sociedade, e que todos podem lutar para a transformação e buscar uma solução para um mundo melhor!
Feliz Dia Nacional do Voluntariado a todos vocês que transformam o mundo em lugar melhor, especialmente aos voluntários do Sabará Hospital Infantil!!
mensagem enviada
Gostaria muito de volutariado
Prezada Cida, agradecemos o contato! A senhora pode encontrar mais detalhes sobre o nosso programa de voluntariado neste link: https://institutopensi.org.br/voluntariado/seja-um-voluntario/. Nessa página também é possível efetuar a sua inscrição. Boa semana!
Bom dia! Adoraria participar do grupo de voluntários! Moro em São Paulo há 6anos, não “trabalho fora” e por conta de mudas devido ao trabalho do meu marido não tenho família e tenho pouquíssimos amigos por aqui!
Gostaria de doar um pouco do meu tempo a esses pequenos e sua família com o mesmo amor que dedico aos meus filhos. Tenho o Filipe (19 anos) que faz faculdade no Canadá, e o Breno (13 anos) estudante do Mackenzie Alphaville.
Aguardo ansiosa um contato!
Atenciosamente
Andressa Romano
Prezada Andressa, bom dia!
Ficamos felizes com o seu interesse!
Aqui estão todas as informações sobre o nosso programa de Voluntariado: https://institutopensi.org.br/voluntariado/seja-um-voluntario/
Tenha uma ótima semana.
Atenciosamente,
Instituto PENSI