PESQUISAR
A dor de barriga (abdominal) é um dos sintomas mais comuns entre as crianças e, muitas vezes, é relegada. Nesta postagem, procuramos mostrar que vale a pena observar as condições emocionais delas ao apresentarem tal sintoma.
É comum as pessoas comentarem que estão com um “friozinho na barriga” em diversas situações onde a ansiedade aflora. Saiba que crianças com dor abdominal são mais propensas a serem ansiosas e depressivas, mas poucos estudos têm olhado para o que acontece quando elas se tornam adultas. Em uma pesquisa americana, houve o acompanhamento daquelas que tinham dor de barriga com continuidade até elas se tornarem adultas.
Foi observado que 51% dos adultos que tiveram dor abdominal na infância também eram detentores de um transtorno de ansiedade (e 30% tinham um diagnóstico atual) em comparação aos 20% daqueles que estavam em um grupo de controle com relação à doença. 40% dos adultos que tinham dor abdominal quando crianças tiveram depressão em comparação aos 16% dos que estavam no grupo de controle.
Os autores do estudo concluem que os pacientes com dor abdominal funcional apresentam uma vulnerabilidade – a longo prazo – para a ansiedade que começa na infância e que persiste na idade adulta, mesmo que ela melhore. Isto é importante como uma informação a mais na prevenção de doenças psicológicas (ansiedade e depressão) que aumentam em todo o mundo.
Leia também: O que exatamente é a ansiedade infantil?
Fonte: Functional Abdominal Pain in Childhood and Long-term Vulnerability to Anxiety Disorders | Pediatrics
Atualizado em 23 de maio de 2024