PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
HPV – vacina a partir dos 9 anos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
HPV – vacina a partir dos 9 anos

HPV – vacina a partir dos 9 anos

28/03/2011
  1688   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Após o lançamento da vacina contra HPV, o consultório dos pediatras vem recebendo muitos pais preocupados e com dúvidas sobre o caso. Isso aconteceu depois que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendou a vacina contra o HPV a partir dos 9 anos, idade que muitos acham precoce.

Para o infectologista Marcelo Genofre Vallada, do Hospital Infantil Sabará, essa polêmica toda existe porque alguns pais ficam com medo que seus filhos adolescentes iniciem a sua vida sexual mais cedo, devido à existência da vacina. “Não existe nenhuma evidência que isso irá acontecer. Pelo contrário. A vacina será utilizada por meninas e mulheres que prezam por sua saúde e que possuem famílias mais esclarecidas em relação ao risco da doença e procuram proteger suas filhas”, explica o especialista.

A vacina está disponível na rede pública para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e deve ser tomada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. As vacinas contra o HPV não têm ação terapêutica, ambas são profiláticas e devem ser tomadas, preferencialmente, antes da exposição ao vírus, ou seja, antes que seja iniciada a vida sexual.

Veja porque seu pré-adolescente precisa da vacina contra o HPV

O vírus do HPV é associado a diversos tipos de câncer, em especial ao de colo de útero e à verruga genital. Existem mais de quarenta tipos diferentes de HPV que podem resultar em doenças, alguns mais frequentes, outros mais raros.

A vacina contra o HPV pode ser aplicada em quem já deu início à atividade sexual, porém, se já estiver infectado, ela não será mais eficaz.

Saiba mais sobre as vacinas

Atualizado em 15 de janeiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.