PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Grupo voluntário do Sabará: conheça essa história!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Grupo voluntário do Sabará: conheça essa história!

Grupo voluntário do Sabará: conheça essa história!

22/01/2019
  2662   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Uma das missões do Sabará Hospital Infantil é ajudar famílias e pacientes a passar pela situação de hospitalização ou internação, de forma positiva e leve, através do seu voluntariado, que teve suas atividades iniciadas no ano de 2011.

Nossa Rede de Humanização tem a missão de melhorar o clima dentro do Hospital, e encontra em seu grupo voluntário uma solução para acalmar as crianças.

Temos o grupo de música, grupo de atores e palhaços e às sexta-feira, é dia de receber visitas de cães treinados para interagir com as crianças.

Contando ainda com os voluntários e o trabalho de Child Life Specialists, que realizam atividades que diminuem a tensão das crianças internadas. Registrando em 2018 quase 19 mil crianças atendidas.

A coordenadora do Grupo de Humanização do Sabará e Presidente do Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (Pensi), Dra. Sandra Mutarelli Setúbal, conta que a rede de atendimento procura dar protagonismo à criança. “Então se ela está muito agitada, o grupo voluntário de música a acalma.

Se está desanimada, os atores entram em ação. Cada um com sua habilidade e competência, atuando para reduzir o estresse daquela situação”, exemplifica.

Doar e receber carinho

Para a interação entre pacientes e voluntários, foram desenvolvidos diversas atividades e brincadeiras, de acordo com a faixa etária e quadro de internação.

Assim é comum encontrar nos quartos diversos jogos educativos, como jogo da memória, uno e quebra-cabeças feitos de papel, que podem ser descartados após a brincadeira, evitando assim qualquer tipo de contaminação. Já os brinquedos que não são descartados, são esterilizados após cada brincadeira.

Na última quarta-feira (16), nossos voluntários propuseram uma partida de Uno, com uma paciente de 14 anos que está internada, a diversão foi garantida, levando um pouco de leveza para o momento que costuma ser tenso.

A mãe da nossa jovem jogadora de Uno, ficou encantada com trabalho e fez uma generosa doação, de 51 unidades do Jogo Uno, para equipar ainda mais nossas ações. A Coordenadora do Voluntariado, Shirley Moutinho Leone, fez uma visita à paciente em seu quarto, e agradeceu pelo gesto em nome de toda a equipe dos 118 voluntários ativos.

Leia mais artigo no blog do Hospital Infantil Sabará:

 

Instituto PENSI

Instituto PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.