PESQUISAR
Nossa Rede de Humanização tem a missão de melhorar o clima dentro do Hospital, e encontra em seu grupo voluntário uma solução para acalmar as crianças.
Temos o grupo de música, grupo de atores e palhaços e às sexta-feira, é dia de receber visitas de cães treinados para interagir com as crianças.
Contando ainda com os voluntários e o trabalho de Child Life Specialists, que realizam atividades que diminuem a tensão das crianças internadas. Registrando em 2018 quase 19 mil crianças atendidas.
A coordenadora do Grupo de Humanização do Sabará e Presidente do Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (Pensi), Dra. Sandra Mutarelli Setúbal, conta que a rede de atendimento procura dar protagonismo à criança. “Então se ela está muito agitada, o grupo voluntário de música a acalma.
Se está desanimada, os atores entram em ação. Cada um com sua habilidade e competência, atuando para reduzir o estresse daquela situação”, exemplifica.
Para a interação entre pacientes e voluntários, foram desenvolvidos diversas atividades e brincadeiras, de acordo com a faixa etária e quadro de internação.
Assim é comum encontrar nos quartos diversos jogos educativos, como jogo da memória, uno e quebra-cabeças feitos de papel, que podem ser descartados após a brincadeira, evitando assim qualquer tipo de contaminação. Já os brinquedos que não são descartados, são esterilizados após cada brincadeira.
Na última quarta-feira (16), nossos voluntários propuseram uma partida de Uno, com uma paciente de 14 anos que está internada, a diversão foi garantida, levando um pouco de leveza para o momento que costuma ser tenso.
A mãe da nossa jovem jogadora de Uno, ficou encantada com trabalho e fez uma generosa doação, de 51 unidades do Jogo Uno, para equipar ainda mais nossas ações. A Coordenadora do Voluntariado, Shirley Moutinho Leone, fez uma visita à paciente em seu quarto, e agradeceu pelo gesto em nome de toda a equipe dos 118 voluntários ativos.
Leia mais artigo no blog do Hospital Infantil Sabará: