PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Trabalho voluntário no centro cirúrgico – O cantinho secreto das brincadeiras
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Trabalho voluntário no centro cirúrgico – O cantinho secreto das brincadeiras

Trabalho voluntário no centro cirúrgico – O cantinho secreto das brincadeiras

28/08/2018
  2416   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

”Com a chegada (esperada) da aposentadoria, pude colocar em prática um projeto acalentado há muito tempo: procurar um trabalho voluntário que me permitisse ser útil, fosse próximo de casa, e desse uma nova cor para minha nova fase de vida”

Assim desde 2016 mesmo sem qualquer experiência com atividades relacionadas a recreação com crianças, fui aceita pelo Sabará Hospital Infantil.

No início minha insegurança relacionada a falta de prática em lidar com crianças, a falta de conhecimento de canções, brincadeiras e até dos personagens infantis “do momento” me fizeram pensar se eu estava certa de querer trabalhar com crianças. Mas uma situação pessoal me fez entender a dimensão deste trabalho.

Após poucas semanas de minha “estreia” com trabalho voluntário, meu netinho ficou gravemente doente e precisava integralmente de minha presença e atenção, procurei nossa Coordenadora para informá-la de que eu não poderia cumprir o trabalho a que havia me comprometido e que não tinha condições de prever quando poderia retornar.

Tanto a Coordenadora, quanto a Diretora foram empáticas em relação ao meu problema oferecendo apoio, compreensão e carinho e me deixaram a vontade para voltar quando pudesse, mesmo que demorasse muito tempo.

Essa atitude me fez compreender o verdadeiro significado do trabalho voluntário, pois naquele momento, eu estava do “outro lado” e na minha aflição fui acolhida amparada e confortada.

Estes eram os sentimentos que eu gostaria de oferecer às crianças e aos pais: acolhimento, amparo e conforto, regados por muitas brincadeiras e risadas.

Escolhi o Centro Cirúrgico, o cantinho secreto de brincadeiras, porque neste local, onde ninguém imagina, há um espaço para brincar.

Além das crianças os pais necessitam de atenção, pois durante a espera para entregar o filho à equipe médica e de enfermagem, surgem muitos medos e apreensões e uma palavra, um gesto, podem ajudar muito a suportar e superar este momento difícil. Verem seus filhos tranquilos brincando, também os deixa mais tranquilos.

Confira mais artigos no blog do Hospital Infantil Sabará:

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Marisa disse:

    Tive o imenso prazer em fazer parte desse universo encantado do voluntariado Sabará, e principalmente em dividir a brinquedoteca do centro cirúrgico com a querida Angela, que colega maravilhosa, humana, gentil, acolhedora….aprendi muito com esse carinho de pessoa que é a voluntária Angela!!!!

  • Rosana disse:

    Parabéns! Muito orgulhosa da minha irmã. Que todas as crianças e familiares possam receber muitos cuidados e amor!

  • Leonídia Sebastiani Meccheri disse:

    Adorei seu depoimento. Parabéns Angela. Ser voluntário é muito gratificante.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.