PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Preparação da fórmula infantil em pó
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Preparação da fórmula infantil em pó

Preparação da fórmula infantil em pó

22/08/2013
  49839   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Saiba como manipulá-la sem comprometer a saúde dos recém-nascidos

fórmula infantil em pó

As crianças são vulneráveis ​​às doenças transmitidas por alimentos. Os bebês podem ter dificuldades de combater infecções, porque o sistema imunológico deles ainda não está totalmente desenvolvido. Dentre aqueles que estão em maior risco de ter uma infecção está os bebês prematuros que têm um baixo peso ao nascer ou sistemas imunitários enfraquecidos.

Nós recomendamos amamentar o bebê pelo menos até o sexto mês. O leite materno é a melhor fonte de nutrientes e pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico dele. Quando um bebê não é amamentado por qualquer razão, fórmulas infantis em pó (leite em pó) são alternativas aceitáveis. Elas são disponíveis no Brasil e submetidas a um processo de controle rigoroso, que compreende na avaliação de dados para mostrar que a fórmula suporta o crescimento e o desenvolvimento de bebês normais.

Fórmula em pó para lactentes pode ser utilizada para aqueles que vão nascer saudáveis e também para os de alto risco. Os cuidadores precisam se certificar de que ela é preparada de forma adequada para reduzir os riscos de doenças transmitidas por alimentos.

Dicas para preparar e lidar com a fórmula infantil em pó

Você pode reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos, seguindo em casa os passos abaixo:

Limpe os utensílios

Lave as mãos com sabão e água quente. Limpe e desinfete os utensílios antes de preparar a fórmula infantil em pó.

Certifique-se de que todas as garrafas, colheres, bicos, tampas e outros equipamentos foram limpos de forma adequada. Coloque os itens em uma panela de água e deixe ferver por 2 minutos. Se eles não forem usados imediatamente, você pode cobri-los e armazená-los em um lugar limpo.

Para as crianças de baixo peso de nascimento ou prematuros, e de menos de dois meses de idade ou crianças imunocomprometidas:

Siga sempre as recomendações do médico ou do profissional de saúde. Se você não fizer isso ou não pode amamentar o seu filho, é mais seguro usar uma fórmula infantil em pó adequada, sem se esquecer de seguir esses passos se não tiver certeza da qualidade da água que for usar.

Leve a água que você usará para preparar a fórmula infantil em pó para ferver por 2 minutos. Após o arrefecimento (o que demora cerca de 30 minutos), derrame a quantidade necessária em um frasco esterilizado e adicione a fórmula em pó de acordo com as instruções no rótulo. Você deve se certificar de que a temperatura da água não seja inferior a 70° C durante o período de mistura.

A fórmula infantil em pó deve ser usada imediatamente após a preparação, depois de ter sido arrefecido à temperatura certa. Esfrie a garrafa até a temperatura corporal ao colocá-la rapidamente em água fria ou em um recipiente com gelo. Verifique se está tudo nos conformes ao pingar algumas gotas da fórmula no interior do pulso.

Em alguns casos, a fórmula para lactentes em pó não pode ser preparada com água fervida arrefecida a 70° C devido aos ingredientes sensíveis ao calor, tais como fortificantes do leite humano ou fórmulas especiais para fins médicos. Você deve consultar e seguir o conselho do profissional de saúde antes de usá-las.

A fórmula preparada pode ser mantida na geladeira por 24 horas.

Depois de ter iniciado a alimentação de seu filho, o frasco deve ser utilizado dentro de 2 horas. Todos os restos devem ser jogados fora.

Alternativas para bebês saudáveis, nascidos a termo:

Para o bebê saudável, nascido a termo, você pode usar a água previamente fervida que foi resfriada em temperatura ambiente para preparar a fórmula infantil em pó e alimentá-lo de imediato. Ela pode ser mantida no refrigerador durante 24 horas. Se você optar por refrigerá-la, devem-se seguir as instruções para preparar a fórmula para uso posterior.

Lembre-se, uma vez que você começou a alimentar o seu filho, o frasco deve ser utilizado dentro de 2 horas.

Preparação da fórmula para uso posterior

Siga as instruções acima para preparar a fórmula infantil em pó para recém-nascidos de alto risco. Ela deve ser colocada em garrafas esterilizadas individuais, rapidamente arrefecida na água corrente e mantida refrigerada a uma temperatura de 4°C ou abaixo, até que esteja pronta. Use qualquer fórmula preparada dentro de 24 horas.

Quando a fórmula estiver pronta para consumo, volte a aquecê-la e coloque-a em uma garrafa ou água quente em um período de até 15 minutos até que esteja próxima a temperatura do corpo. Não use o forno de micro-ondas, pois ele não aquece a fórmula completamente e pode criar zonas de superaquecimento que podem queimar a boca do bebê. Se for usá-lo, preste muita atenção e use um vasilhame de vidro para aquecer o leite ou a água.

Uma vez que você reaqueceu a fórmula infantil em pó, alimente o seu filho na hora. O frasco deve ser utilizado dentro do período de 2 horas. Todos os restos devem ser jogados fora. Por fim, não refrigere e reutilize a fórmula reaquecida.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Healthy Canadians

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade